CONTATOS DO PRESIDENTE DA OCEPAR EM BRASÍLIA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Nos dias 7 e 8 último, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski esteve em Brasília para uma série de compromissos com autoridades, políticos, lideranças para tratar assuntos relacionados ao cooperativismo. Neste relato resumido, Koslovski dá detalhes sobre estes contatos:

Reunião com o Senador Osmar Dias

Em conjunto com o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e do vice-presidente da OCEPAR e conselheiro da OCB, Luiz Roberto Baggio, João Paulo estive reunido com o Senador Osmar Dias para tratar dos seguintes assuntos:

Lei nº 9876 ? As lideranças solicitaram apoio do Senador para a apresentação de um projeto de Lei que modifique a referida Lei tendo em vista o prejuízo que o seu artigo 22, inciso IV da Lei 8.212/91, traz as cooperativas de trabalho e da área da saúde (UNIMED´S / UNIODONTOS) por impor a cobrança de 15% de INSS dos tomadores de serviços dos referidos ramos do cooperativismo. O Senador Osmar Dias solicitou de imediato que sua assessoria preparasse o projeto e ao mesmo tempo irá contatar com a esfera administrativa para ver se consegue uma solução para a questão. A OCB se colocou a disposição do Senador para o assessoramento que se fizer necessário.

Lei Cooperativista ? O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas relatou os trabalhos que estão sendo feitos junto ao Executivo e solicitou do Senador sua avaliação em relação aos encaminhamentos. O Senador entende que após a apresentação do relatório pelo relator, o assunto deve ir as Comissões. A questão deverá ser levado a apresentação do Conselho da OCB que se reúne no próximo dia 13/11/01.

?Solicitamos ao Senador Osmar Dias apoio para rever junto ao Congresso a Lei nº 8.212/91 que foi aprovada com emendas apresentadas pelo mesmo e que na sua redação saiu com o artigo 4º revogado e que prejudica o setor de sementes com a tributação do INSS. O senador irá verificar, já que, deve ter havido erro na hora da redação?, destacou João Paulo.

Reunião com o Diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil

O presidente da Ocepar também se reuniu com o diretor de Credito Rural do BB, Biramar Nunes de Lima para tratar dos seguintes objetivos:

- Discutir a possibilidade da revisão dos limites de concessão de crédito às cooperativas em função da formalização do RECOOP e também em conseqüência das decisões adotadas pelo governo, através da Medida Provisória que autorizou as negociações das dívidas do PESA e SECURITIZAÇÃO, as quais serão de responsabilidade do Tesouro. ?O diretor nos informou que já vem fazendo esta análise individual e está aberto para análises as quais sejam encaminhadas pela OCEPAR. Solicitamos a análise de alguns RECOOP´s de nossas cooperativas filiadas?, informou Koslovski.

Atendendo uma sugestão do superintendente adjunto do BBSA ? Sandro José Franco, o presidente da Ocepar levou ao conhecimento do diretor de que nos próximos a entidade estará remetendo circular as cooperativas para levantar a demanda por crédito rural junto ao Banco, em suas diferentes linhas, para que Ocepar assim possa apresentar uma proposta consolidada para 2002.

Reunião com José Gerardo Fontelles, assessor especial do Ministério da Fazenda

?Na ocasião apresentamos em nome da OCB a revisão reformulada do Programa Cooperativo de Infra-estrutura e Desenvolvimento Agroindustrial, conforme sugestões oferecidas por Fontelles e ao mesmo tempo discutimos algumas estratégias para o encaminhamento do mesmo junto aos órgãos do governo. Também discutimos questões de interesse das cooperativas vinculadas ao RECOOP e também as cooperativas de crédito rural?, lembra Koslovski.

Reunião com Leonardo Colombini Lima, da Casa Civil da Presidência da República

?Em conjunto com o chefe do Detec da OCB, Ramon Belisário, fizemos a apresentação do Programa Cooperativo e discutimos algumas alternativas de encaminhamento. Tivemos uma boa impressão em relação a aceitação do programa e acreditamos que tem boas perspectivas para sua aprovação?, lembrou.

Reunião com o Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas

Em conjunto com o vice-presidente da OCEPAR e conselheiro da OCB, Luiz Roberto Baggio, Koslovski debateu com o presidente da OCB, os seguintes assuntos: Lei Cooperativista, ADIM do SESCOOP, Lei nº 9876 e outros assuntos de interesse das cooperativas.

Reunião com o Superintendente do Sescoop Nacional,

Flodoaldo Alves de Alencar

?Nos reunimos com o superintendente do Sescoop Nacional, Flodoaldo Alves Alencar, ocasião em que o mesmo fez relato do trabalho que vem sendo executado em todo o país. Pudemos também falar sobre o que o Paraná vem realizando nesta área?, relatou Koslovski.

Conteúdos Relacionados