Consultor aposta em cenário positivo para a agricultura

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Para o consultor de empresas e professor da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Mendonça de Barros, apesar das incertezas sobre o futuro econômico do Brasil, 2003 deve ser um ano positivo para a agricultura em todos os segmentos, desde as commodities até o último estágio de industrialização. O grande responsável por esse cenário é o dólar, moeda utilizada para abalizar o agronegócio. Mendonça de Barros alerta, no entanto, que a solução está na exportação, literalmente considerada como a “salvação da lavoura”. De acordo com o professor, embora existam algumas barreiras internacionais, o Brasil precisa ampliar suas exportações, buscando novos mercados e parceiros econômicos que garantam negócios mais sólidos e em grande volume.

Pecuária - O consultor fez uma ressalva sobre a pecuária, que não segue a mesma política da agricultura, uma vez que tem seu foco de consumo voltado principalmente para o mercado externo. Explicou, que o caso do boi, por exemplo, que está com a cotação em alta, não passa de uma reação comercial onde o pecuarista busca segurança. Como o momento é de incerteza, o criador de boi recorre ao dólar para ter uma garantia de preço hoje e também no futuro, disse Mendonça de Barros.

Investimentos – Por conta dessa fase de instabilidade, o professor recomenda que o momento é de colocar o pé no freio em termos de novos investimentos. “Se for para investir, tem que ser com muita segurança”, sugere, lembrando que qualquer atividade produtiva está sujeita às oscilações econômicas registradas por uma série de fatores, como a mudança de governo no País, a alta do dólar e a anunciada possibilidade de recessão em algumas países da América Norte e Europa.

Reunião de Núcleos – O professor Mendonça de Barros está participando das Reuniões de Núcleos da Ocepar, que terminam hoje em Cascavel, no Oeste do Estado. Ele está discutindo o cenário econômico brasileiro, a partir da palestra “Perspectiva da nova conjuntura nacional”.

Conteúdos Relacionados