CONGRESSO JURÍDICO I: Evento reúne especialistas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O 1º Congresso Jurídico Internacional do Agronegócio reúne especialistas no assunto numa discussão em que profissionais como advogados, assessores e juízes que trabalham com ações do setor poderão se aprofundar na área. O evento começa quinta-feira (18/08) e termina sexta (19/08), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Segundo a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), realizadora do encontro, a própria expansão do agronegócio vem tornando as avaliações jurídicas mais complexas e exige maior clareza no encaminhamento das controvérsias.
Abertura - Na abertura do congresso, além da diretora-executiva do Comitê Europeu de Direito Rural, Letícia Bourges, haverá conferência com o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias. Os debates se concentrarão na sexta. Às 9 horas, o advogado Lutero de Paiva Pereira fala sobre agricultura e Estado. O procurador da República Antônio Fonseca discorre em seguida a respeito de agricultura sustentável. Crédito rural será o tema do deputado federal Moacir Micheletto ainda pela manhã. Às 14 horas, a recuperação judicial de empresas do agronegócio será tratada pelos especialistas Ricardo Hasson Sayeg e Brazilio Bacellar Neto. Os magistrados Gamaliel Seme Scaff e Antonio da Cunha Ribas vão falar de jurisprudência.
Outras participações - Terão espaço ainda o deputado federal Reinhold Stephanes, ex-ministro da Agricultura, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Massami Uyeda, que abordará a proteção jurídica ao agronegócio no direito brasileiro. As inscrições custam R$ 72 e podem ser feitas pelo site www.amapar.com.br/agronegocios. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)