CONFEPAR: Automação industrial deverá garantir mais qualidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Deverá ser concluído até meados deste ano o processo de automação industrial que a Confepar está executando na planta de Londrina. "Dessa forma, teremos a garantia de maior qualidade dos produtos. Outro resultado importante que esse investimento deve trazer é em relação à redução de produtos químicos, que trará boas conseqüências ao meio ambiente. Vamos conseguir melhorar bem nesse quesito, o que vai permitir pensarmos na ISO 14.000", afirma Renato Beleze, presidente da Confepar. Ele esteve no início da semana na sede da Ocepar, em Curitiba, reunido com representantes da cadeia produtiva do leite e com o presidente do Sistema, João Paulo Koslovski. Ainda de acordo com Beleze, também está em negociação com o BRDE e BNDES um projeto de construção de um novo concentrador em Pato Branco. "Esperamos ainda neste ano colocá-lo em prática e iniciar as obras", afirma.
Mercado - Na avaliação do presidente da Confepar, o mercado externo apresenta grande preocupação para o setor. "O preço médio do leite em pó, que no começo do ano estava em 4800 dólares a tonelada, hoje está praticamente abaixo dos dois mil dólares. Isso está afetando negativamente o país. Além disso, em janeiro, para a surpresa nossa, houve uma entrada grande do leite da Argentina, prejudicando ainda mais o mercado interno", argumenta. Sobre a crise financeira, Beleze acredita que o pior já passou na questão dos lácteos. "Acreditamos que é difícil os preços baixarem mais que isso. É praticamente impossível e esperamos uma recuperação para o segundo semestre. Não os registrados em 2008, mas uma recuperação mais significativa para, pelo menos, dar condições para que possamos pagar melhor o produtor de leite. Nós estamos esperando cerca de 2500 a 2800 dólares a tonelada para o segundo semestre. É difícil prever, porque não sabemos a intensidade dessa crise e qual o tempo que ela vai demorar. Mas arriscamos dizer que, a partir do segundo semestre, haverá numa recuperação de preço no mercado lá fora", completa.
Central - A Confepar - Agro-Industrial Cooperativa Central está localizada em Londrina, Norte do Estado, e possui oito cooperativas filiadas: Colari, Corol, Cocafé, Cofercatu, Copagra, Cativa, Coamig e Coopleite. Trabalha com o recebimento diário de um milhão de litros de leite. Desse total, 50% é destinado à produção de leite em pó; 30% longa vida e 20% pasteurizado. Há quatros anos, a Cooperativa atua na exportação de leite em pó. Cerca de 2.500 toneladas são vendidas por ano para a África, Oriente Médio e América Latina.