Concluídas auditorias da qualidade na LAR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizada no último dia 3, a terceira auditoria de manutenção da certificação ISO 9001:2000 na Unidade Industrial de Mandioca da Cooperativa Agroindustrial Lar, cooperativa com sede em Medianeira, Oeste do Paraná. Após a certificação, concedida no dia 06 de setembro do ano passado, a cada seis meses se realizam as auditorias de manutenção do BVQI (Bureau Veritas Quality International - empresa inglesa de certificação) durante três anos, intercaladas pelas auditorias internas. A constatação do auditor Roberto Reguse, do BVQI, foi de que não há nenhuma não conformidade na Unidade Industrial de Mandioca. Isto significa que todos os processos e procedimentos de produção e comercialização de fécula e amidos modificados de mandioca da Lar estão conforme as leis e as normas da certificação ISO. Reguse esclareceu, no entanto, que, ao ser divulgada a manutenção da certificação, o público seja esclarecido que não é o produto e sim a gestão da qualidade que é certificada, ou seja, a Unidade Industrial, na qual todos os processos e procedimentos de produção estão de acordo com a norma ISO e as leis do país. Considere-se a qualidade do produto como resultado da gestão da qualidade.

Vegetais - Nos dias 01 e 02 de setembro foi realizada a pré auditoria na Unidade Industrial de Vegetais (UIV), em Itaipulândia e no corporativo (escritório da sede), visando a auditoria inicial de certificação ISO 9001:2000 no final de setembro. Na pré auditoria, na qual não é anotada a pontuação, são levantadas as não conformidades e oferecidas as orientações em preparação à auditoria inicial. Os trabalhos preparativos nesta indústria da Lar iniciaram logo após a entrega do certificado da ISO da indústria de mandioca, como próxima meta. Segundo o gerente da UIV, João Carlos Luqui, os trabalhos preparatórios à certificação são bastante exigentes, mas vale a pena pelos seus resultados.

Ajustes - O auditor do BVQI, Roberto Reguse, assinalou que é possível a indústria de vegetais ser certificada desde que ajuste vários aspectos administrativos e gerenciais da qualidade às normas da certificação, envolvendo funcionários, fornecedores de matérias primas e clientes finais como, por exemplo, manter registros de treinamentos realizados com representantes, requeridos para o exercício da função e de divulgar com maior clareza para toda a organização, os requisitos do cliente e avaliar o entendimento pelo pessoal. Ao todo foram fornecidas 17 orientações que facilitarão a conquista da certificação na auditoria inicial em final de setembro.

Conquista importante - Para o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, as orientações da auditoria externa são importantes na medida em que favorecem a implantação correta da qualidade na cooperativa. Rodrigues ressalta que, após a certificação da Unidade Industrial de Vegetais, a próxima será a Unidade Industrial de Aves que, além da ISO 9001:2000, está trabalhando para a conquista da ISO 14000, relativa ao meio ambiente no ano que Vem.

Conteúdos Relacionados