CONCEX: Cooperativas holandesas são homenageadas na ACP

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Consideradas como “berço” do cooperativismo no Paraná, as cooperativas da região dos Campos Gerais, Batavo, Castrolanda e Capal, também conhecidas por ABC, participaram, em Curitiba, na noite desta quinta-feira (26/04), na sede da Associação Comercial do Paraná, de um encontro com diversos empresários e lideranças locais, atendendo a um convite do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex – RI). Na ocasião, o cônsul da Holanda no Paraná, Robert Ruijter, falou sobre a importância das relações comerciais entre o Brasil e seu país. “Temos uma longa história de relacionamentos culturais e de negócios. O Porto de Amsterdã é uma das principais entradas de produtos brasileiros na Europa e queremos fortalecer ainda mais essas parcerias. As cooperativas de origem holandesas no Paraná são uma referência importante nesses negócios”, lembrou.

 

Hino - O cônsul Robert Ruijter fez uma menção sobre a importância da família De Geus na história da Holanda. Ele lembrou que o hino nacional holandês, oficializado em 1932, é considerado o mais antigo do mundo, sendo a primeira versão datada em 1572, durante a independência do país. “A composição deste hino foi realizada por um membro da família de Geus. Por isso, esses descendentes aqui presentes merecem nossas homenagens”, frisou.

 

ABC - O vice-presidente da cooperativa Batavo, Gaspar João de Geus, fez uma apresentação das três cooperativas ABC. “Quando nossos antepassados vieram para cá, há 100 anos, tiveram a feliz ideia de constituir cooperativas para poderem se estabelecer na região. Graças a essa forma de organização é que conseguimos atingir esse grau de desenvolvimento, especialmente no setor agropecuário, onde somos referência no Paraná em produção de grãos, leite e suínos”, frisou. Gaspar apresentou alguns números que chamaram atenção dos presentes. “Hoje, as três cooperativas juntas são responsáveis por uma movimentação financeira de R$ 2,631 bilhões, possuem 2.282 cooperados e empregam 1.692”. Segundo ele, existem no Brasil cerca de 15 mil holandeses e seus descendentes, deste total, de 9 a 10 mil estão localizados no Paraná.

 

Conquistas - Para o presidente da ACP, Edson José Ramon, a realização deste encontro é uma forma da entidade prestar uma homenagem aos 100 anos de imigração dos holandeses ao Paraná. “Muitas foram as conquistas sociais e econômicas para nosso estado através das colônias holandesas no Paraná. Vieram do mar e conquistaram a terra e fizeram deste estado sua nação”. O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enalteceu a iniciativa da ACP e disse que as três cooperativas tem contribuído muito para o fortalecimento do cooperativismo. “São sociedades sólidas que tem suas bases alicerçadas na preservação de sua cultura, na religiosidade e no dinamismo econômico e social, fazendo da região dos Campos Gerais um polo de desenvolvimento e modelo agropecuário”, destacou Ricken.

 

APHC - O presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC) e da Cooperativa de Turismo do Paraná – Cooptur, Dick Carlos de Geus, fez uma apresentação do trabalho realizado no ano passado em comemoração ao centenário da imigração e na construção do Parque Histórico. “Estamos muito felizes com os resultados e da repercussão alcançada no ano passado. Nosso trabalho continua pois o parque, este museu vivo da história da imigração, continua sendo edificado e precisa de novos parceiros”, disse ele, convidando os empresários presentes a conhecer a estrutura e, quem sabe, contribuírem financeiramente com esse projeto.

 

Presenças – Compareceram também a este encontro na ACP o presidente do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Odone Fortes Martins, os presidentes das cooperativas Castrolanda e Capal, Frans Borg e Erik Boch, respectivamente, Eltje Jan Loman Filho, gerente geral da Fundação ABC e diretores e cooperados das três cooperativas.

Conteúdos Relacionados