CONAB: Leilões ofertam mais de 900 mil toneladas de grãos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai ofertar nesta semana, em leilões de diversas modalidades, 902.932 mil toneladas de alimentos. De arroz, serão 18mil toneladas na sexta-feira (06/10). Os grãos estão armazenados em Mato Grosso, em Rondônia e Tocantins. Dos estoques públicos, saem também 3,6 mil toneladas de trigo, ofertadas na quinta-feira (05/10). Os pregões serão realizados por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab.
Milho – Mais de 136 toneladas do produto, estocadas no Rio Grande do Sul e Ceará, serão ofertadas em dois leilões, também na próxima quinta-feira. Por meio de Prêmio de Risco de Opção de Venda Privada (Prop), a Conab vai leiloar ainda três mil contratos para a venda de 27 toneladas de milho cada um. O produto que receberá subvenção do governo é do Mato Grosso.
Soja – As operações de Prêmio Equalizador ao Produtor (Pepro) e de Prêmio de Equalização da Soja (Pesoja), que ocorrerão também na quinta-feira próxima, vão colocar à venda 400 mil toneladas da oleaginosa cada uma. Nesta rodada, as duas modalidades vão beneficiar o produto oriundo de seis estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso.
Troca – No próximo dia 11, a Conab vai realizar operações de compra e venda simultânea de alguns alimentos. O objetivo é ofertar produtos in natura e obter em troca outros que já foram processados e estão prontos para o consumo. Serão adquiridos 390 toneladas de farinha de mandioca, 345 de feijão e 780 de arroz. Os produtos serão destinados à composição de cestas para os programas sociais do governo, como o Fome Zero. (Mapa)