COMUNIDADE: Coamo incentiva o uso de soja na alimentação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A soja é rica em proteínas de boa qualidade e excelente fonte de minerais, sendo uma grande alternativa para a melhoria da saúde e da qualidade de vida no nosso dia-a-dia. Esse e outros conhecimentos estão sendo repassados a centenas de famílias cooperadas da Coamo (Campo Mourão), por meio dos cursos “Soja na Alimentação” promovidos pela cooperativa em parceria com o Sescoop-PR, em dezenas de comunidades da sua área de ação.
Vantagens - O programa Educacional e Social da Coamo promove anualmente centenas de cursos realizados com a participação de mais de 2,5 mil mulheres, 20% deles são de soja na alimentação. Sérgio Kazuo Kawikami, instrutor do curso, comenta as vantagens da inclusão da soja na alimentação. “As mulheres estão utilizando cada vez mais a soja na alimentação e sentindo os benefícios que essa leguminosa traz para a nossa saúde e qualidade de vida. Com uma maior conscientização e conhecimento, o número de usuários da soja na alimentação tende a ser maior, já que é possível ver o sucesso das receitas salgadas e doces, com a utilização do leite e da farinha de soja”, explica.
Avaliação - Cristina Tibério, participante dos treinamentos, garante que é possível melhorar a saúde e também o rendimento mensal da família acrescentando a soja a diversas receitas, como almôndega, saladas e bolinhos, que são comercializadas para os vizinhos e o comércio local e regional. “A gente aprende muito com os cursos da Coamo. No caso da soja tudo fica mais fácil, pois temos a matéria-prima de qualidade que é produzida na nossa própria lavoura, e ainda por cima, ela serve como alternativa para aumentar a renda da atividade”, diz.
Alimento funcional – O uso da soja contribui para a redução dos riscos de doenças crônicas e degenerativas, como alguns tipos de câncer (mama, colo do útero e próstata). Recomenda-se a utilização do grão a mulheres em período de tensão pré-menstrual, menopausa como auxiliar no alívio dos sintomas indesejáveis e na prevenção da osteoporose. Nos EUA recomenda-se a ingestão diária de 25g de proteína de soja (60g de grãos de soja), para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides. (Imprensa Coamo)