COMUNICAÇÃO: Pesquisa de opinião é tema de encontro de profissionais das cooperativas do PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A área de Comunicação do Sistema Ocepar promoveu, na manhã desta sexta-feira (21/07), um encontro de trabalho entre comunicadores das cooperativas de todo o Paraná. Realizado de forma virtual, reuniu cerca de 30 participantes para debater alguns dos próximos desafios do setor: a aplicação de pesquisa de opinião sobre o cooperativismo e a realização do Fórum dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas do Paraná (Comunica Coop), agendado para setembro, em Maringá.
Colaboradores - Uma das pesquisas será direcionada a colaboradores de cooperativas. “O objetivo é avaliar a percepção que eles têm da marca que produzem”, destacou o jornalista Samuel Milléo, coordenador de comunicação do Sistema Ocepar. Milléo pediu o apoio dos comunicadores para a distribuição dos questionários e a sensibilização para que respondam. “Quanto mais cooperativas participarem e mais pessoas responderem será mais significativo o resultado”, destacou.
Público em geral - Outra pesquisa será dirigida ao público em geral com o objetivo de avaliar o sentimento que faz as pessoas decidirem por comprar determinado produto. “Muitas pessoas consomem produtos de cooperativas sem ter conhecimento disso”, pontuou Milléo. Ele reforçou a necessidade de as marcas voltarem a incluir em suas embalagens o carimbo ‘somoscoop’, iniciativa da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) para reforçar a imagem do cooperativismo e vinculá-la a produtos seguros e de qualidade.
Grupo Datacenso - As pesquisas serão desenvolvidas e aplicada pelo Grupo Datacenso. O CEO do grupo, economista Claudio Shimoyama, participou da reunião e explicou a metodologia. Ele também frisou a necessidade do engajamento dos profissionais de comunicação para reforçar a comunicação interna e sensibilizar os colaboradores a responderem o questionário. “Não há necessidade de identificação”, esclareceu, acrescentando que pela primeira vez será aplicada também uma pesquisa qualitativa. “Até agora só aplicamos pesquisas quantitativas”, informou. A Ocepar, em parceria com a Datacenso, já realizou pesquisas de opinião nos anos de 2017, 2019 e 2021.
Comunica Coop - Sobre o Fórum dos Profissionais de Comunicação do Cooperativismo (Comunica Coop), o coordenador Samuel Milléo informou que no evento será instituído o Comitê de Comunicação e Marketing, com o objetivo de debater ações que possam fortalecer o reconhecimento e a visibilidade das cooperativas. A programação do evento inclui também debates sobre mídias sociais e marketing digital. Outro tema será a ferramenta ChatGPT e como ela pode contribuir com o trabalho de comunicação.