COMUNICAÇÃO E AGRONEGÓCIO: Seminários para jornalistas e estudantes segue hoje Londrina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Embrapa, em parceria com a Associação dos Jornalistas de Agronegócio do Paraná (Ajap), e apoio do Sistema Ocepar, Faep, Emater e Iapar, realiza nesta quinta-feira (29/05), em Londrina, mais um encontro dos Seminários Itinerantes Comunicação e Agronegócio (SecoAgro). Nesta primeira série, que iniciou na terça-feira, em Maringá, serão realizados serão seis eventos com o tema central "Informação qualificada, visão global: o agronegócio em pauta". O assunto da primeira série de encontros será pecuária de corte e de leite. O objetivo dos seminários é contribuir para a qualificação profissional na cobertura do agronegócio. As inscrições são gratuitas. Podem participar jornalistas e estudantes de comunicação.
20 encontros em dois anos - Ao todo serão 20 seminários gratuitos nos próximos dois anos, em regiões pólo que concentram a produção jornalística e as faculdades de comunicação do Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Guarapuava. A programação, por região, está disponível no site www.secoagro.com.br. Este evento conta com o apoio do Sistema Ocepar, Faep, Emater, Iapar, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
Temas - Os temas serão aqueles ligados às principais ações produtivas do estado e temas emergentes, tais como: produção de carne e leite, grãos, florestas, suínos e aves, e temas específicos, de acordo com a vocação de cada região. Também serão tratados temas transversais, como economia rural, agroenergia, mudanças climáticas e meio ambiente.
Agronegócio - A agropecuária paranaense tem grande participação na economia brasileira, tanto que, em 2007, segundo a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), o Produto Interno Bruto (PIB) paranaense correspondeu a 6% do PIB brasileiro, ou seja 156 bilhões. Atualmente, o Paraná é o primeiro produtor nacional de milho, trigo e aveia e o segundo produtor de soja e feijão. Destaca-se na pecuária leiteira, detendo rebanhos de alta qualidade genética e produtividade de leite, com uma produção anual de 2,7 bilhões de litros. É o primeiro produtor brasileiro de aves, abatendo 3 milhões de cabeças/dia, e grande produtor de suínos, ocupando a 3ª colocação entre os estados produtores. No setor florestal, ocupa destaque na produção de papel e celulose e é o primeiro em produção de móveis. Confira no site www.secoagro.com.br a programação do primeiro módulo do SECOAGRO no Paraná.
Cidade
Local
Data
Maringá
Aspen Park
27/05
Londrina
Crystal Palace Hotel
29/05
Cascavel/Toledo/Foz do Iguaçu
Auditório da Univel
04/06
Curitiba
Auditório da Ocepar
05/06
Ponta Grossa/ Guarapuava
Grande Auditório do Campus Central da UEPG
10/06
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas também pelo site www. secoagro.com.br