Comissão de Agricultura vai se encontrar com Lula

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Por proposta do senador Osmar Dias (PDT-PR) apoiada por todos os membros, a Comissão de Agricultura do Senado terá uma audiência especial com o presidente Luís Inácio Lula da Silva para reclamar providências em favor da agricultura brasileira que passa por séria crise. “Só queremos o cumprimento das promessas feitas na campanha presidencial”, afirmou o parlamentar paranaense. O encontro, já solicitado ao Palácio do Planalto - tem urgência, pois, segundo Osmar e demais membros da Comissão de Agricultura - a crise no campo poderá se espalhar pelo País e atingir toda a economia brasileira, "e o nível de emprego, que já é insatisfatório, poderá cair ainda mais".

Calamidade - Para o senador, a “situação não é brincadeira, é de calamidade”. Segundo ele, o governo prometeu 10 milhões de empregos e se “esquece de que há 5,5 milhões de produtores rurais, entre eles 4,5 milhões de pequenos agricultores familiares, que poderão estar na fila da reforma agrária se não tiverem agora as medidas anunciadas pelo governo atendidas, postas em prática”, ponderou o líder do PDT no Senado. O parlamentar paranaense alegou que o governo fez promessas e não cumpriu, como o Seguro de Produção, que foi aprovado pelo Congresso Nacional, teve apoio do Executivo, porém o governo não alocou recursos necessário à sua implantação. O senador informou que a estiagem deste ano acabou com mais de 50% da produção agrícola do Rio Grande do Sul e prejudicou mais de 30% da produção paranaense, com prejuízos, só no Paraná, da ordem de R$ 3 bilhões.

Publicidade – Ainda segundo o senador, na publicidade oficial o governo diz que a agricultura familiar vai bem, mas o que ocorre é diferente, o dinheiro não chega para o agricultor familiar, e quando chega ele perde a safra, não tem o Seguro de Produção - destacou. O senador acusou o governo Lula de transformar o crescimento da economia em imposto. Ele alega que o governo "come o crescimento da economia" com tributos, e não deixa o dinheiro "irrigar a economia". Na sua manifestação, Osmar Dias voltou a reclamar recursos para a defesa sanitária. Segundo ele, o governo “está brincando com um assunto de extrema gravidade que pode resultar em conseqüências dramáticas para a sociedade brasileira”, destacou o líder pedetista.

Projeto para solucionar crise - O deputado federal Abelardo Lupion (PFL-PR) se reuniu, ontem (01/06) com membros da Comissão de Agricultura, junto com outros membros da bancada, para traçar as diretrizes de um projeto que visa resolver os problemas do endividamento do setor. O documento será apresentado pelo bloco agropecuário no próximo dia 8.

Conteúdos Relacionados