CÓDIGO FLORESTAL II: Rusch vai a Brasília discutir nova legislação ambiental
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O deputado estadual Elio Rusch (DEM) esteve em Brasília, na quarta-feira (02/03), em encontro promovido pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), Faep (Federação da Agricultura) e Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) com a bancada federal paranaense, onde foi discutido o projeto de reforma do Código Florestal Brasileiro. Ao final do encontro os participantes fecharam questão em torno da aprovação do relatório do deputado federal Aldo Rebelo. Elio Rusch acentuou que "o relatório não é perfeito, mas já significa um grande avanço, pois procura compatibilizar a necessária preservação do meio ambiente com a produção agropecuária".
Áreas urbanas - O deputado Rusch pondera que "a preservação ambiental não depende apenas do campo. No Paraná, por exemplo, temos 10,5 milhões de habitantes, sendo que 1,2 milhão vivem no campo e os demais nas áreas urbanas. Então não podemos responsabilizar uma pequena parcela pela preservação ambiental, quando grande parte das ameaças ao meio ambiente são fruto do consumismo e da poluição gerada nas cidades. Defendo que cada um faça sua parte neste esforço".
Brasil - Para Elio Rusch "o Código Florestal Brasileiro tem que ser fruto de uma discussão madura, baseada na realidade brasileira. Hoje 60% do território nacional é ocupado por áreas de preservação e parques nacionais. Há portanto área disponível para exploração econômica de forma sustentável". O parlamentar ataca a interferência de entidades ambientais internacionais nas discussões da legislação brasileira. Ele afirma que "nós não podemos ficar reféns de organizações não-governamentais(ONGs) de outros países onde pouco ou nada resta de recursos naturais."
Oeste do PR - Rusch foi o único deputado estadual do Oeste do Paraná a participar do debate. E esteve reunido com o presidente da Câmara Federal Marco Maia, que prometeu colocar o novo Código Florestal em discussão até o final de março. (Assessoria de Imprensa do deputado Elio Rusch)