CÓDIGO FLORESTAL I: Paraná se mobiliza, em Brasília, pela aprovação de relatório

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes do setor produtivo do Paraná  estiveram reunidos com 23 deputados federais da bancada paranaense no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (02/03), durante um café da manhã, em Brasília, para discutir a votação do relatório do deputado Aldo Rebelo que propõe mudanças no Código Florestal Brasileiro. O encontro, organizado pela Faep, Fetaep, Ocepar e secretarias estaduais da Agricultura e Meio Ambiente, contou também com a presença da senadora paranaense Gleisi Hoffmann, do deputado federal de Roraima, Moreira Mendes e de diversos deputados estaduais do Paraná. "Foi uma reunião muito positiva que mostrou a unidade dos paranaenses em torno de um tema importante, se sobrepondo a interesses particulares. O Paraná realiza um excelente trabalho, aliando a produção agropecuária com a preservação do meio ambiente, e nós precisamos de uma solução urgente para a questão do Código Florestal", afirmou o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

Preocupação - No encontro, ele ressaltou a grande preocupação do setor produtivo com a demora na definição das mudanças nas leis ambientais. "O decreto federal sobre o Código Florestal já foi prorrogado por duas vezes, em julho e dezembro de 2009. Isso tem causado uma incerteza muito grande nos agricultores, que não sabem o que fazer diante dessa situação. Os produtores são por natureza preservacionistas e desenvolvem um trabalho fantástico. Cerca de 70% dos grãos produzidos no Brasil, por exemplo, são cultivados em áreas que adotam a prática do plantio direto. Já o recolhimento de embalagens usadas de agrotóxicos atinge 95% no campo. Cooperativas e produtores também participam ativamente de ações de proteção de nascentes e do cultivo de matas ciliares. O campo tem feito sua lição de casa", afirmou Koslovski.

 

Comprometimento - Por outro lado, o presidente da Ocepar lembrou que a preservação ambiental necessita do comprometimento da população urbana também. "Segundo o artigo 225 da Constituição Federal, toda a sociedade tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo imposto à coletividade o dever de preservá-lo. Mas, na realidade, não é isso que tem ocorrido. Oitenta e dois por cento dos brasileiros vivem nas cidades e os centros urbanos são os maiores poluidores, seja com a emissão de gases tóxicos pelos carros, acúmulo de lixo a céu aberto, entre tantos outros problemas. Ou seja, o setor rural está fazendo a sua parte e é necessário que o urbano também dê a sua parcela de contribuição. Dessa forma, nós solicitamos apoio aos deputados federais para que o relatório sobre o Código Florestal seja colocado em votação o mais breve possível para dar mais tranquilidade aos agricultores", disse Koslovski.

 

Apelo - Na reunião com os parlamentares paranaenses, em Brasília, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, também destacou a necessidade de aprovação do documento e fez um apelo aos deputados para que o tema seja encaminhado com prioridade. Já o presidente da Fetaep, Ademir Mueller, disse que a entidade analisou o relatório de Aldo Rebelo e apresentou sugestões de mudanças em alguns pontos, ressaltando a importância de se buscar um entendimento em torno das alterações no Código Florestal. O secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, afirmou que a falta de uma solução para a questão é prejudicial aos produtores e tem representado ainda um acúmulo de trabalho nos órgãos públicos vinculados à secretaria de Meio Ambiente. "É preciso agilizar a votação do relatório", frisou Ortigara.

 

 

 

 

Deputados federais - O evento teve a presença dos deputados federais paranaenses Aberlardo Lupion, Eduardo Sciarra, Osmar Serraglio, Luiz Carlos Setin, Alex Canziani, Alfredo Kaefer, Moacir Micheletto, André Zacharow, Sandro Alex, Rosane Ferreira, Leopoldo Meyer, Dilceu Sperafico, Edmar Arruda, Nelson Meurer, Ratinho Júnior, Nelson Padovani, Zeca Dirceu, Delegado Francischini, Luiz Nishimori, Cida Borghetti e Reinhold Stephanes.

Deputados estaduais - Entre os deputados estaduais do Paraná estavam Fernando Scanavaca, Jonas Guimarães, Élio Rusch, Antonio Anibelli Neto, Cesar Silvestri Filho, Evando Oliveira Júnior, Rasca Rodrigues, Pedro Lupion e Teruo Kato.

{gallery}noticias/2011/Marco/2/201132145251/{/gallery}

Conteúdos Relacionados