COCARI: Primeiro presidente da cooperativa falece em Unaí (MG)
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um dos fundadores e primeiro presidente da Cocari, Oripes Rodrigues Gomes, faleceu em virtude de um acidente automobilístico ocorrido na madrugada deste domingo (23/09), em Unaí (MG). O corpo, trasladado via terrestre para Mandaguari, no Noroeste do Paraná, chegou na madrugada desta segunda-feira (24/09) na Capela Mortuária da cidade, onde foi velado. O sepultamento aconteceu às 15h, no Cemitério Jardim da Paz. “Lamentamos muito a perda de Oripes, uma pessoa que viveu intensamente o cooperativismo e, ao longo de sua trajetória, deu grandes exemplos para todos nós”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. Em 1979, quando era presidente da Cocari, Oripes foi homenageado com o Troféu Ocepar, concedido pela entidade a personalidades e autoridades que se destacam pelas ações em prol do desenvolvimento das cooperativas.
História - Nascido em 17 de julho de 1932, em Valparaíso (SP), Oripes veio para Mandaguari em 1950, onde se casou com Elisa Leila M. Rodrigues Gomes), a dona Gigia, com quem teve três filhos: Ângela, Mônica e Oripes Júnior. Descendente de agricultores, desde muito cedo aprendeu a partilhar. Na infância, vendo as dificuldades pelas quais passavam os avós, decidiu que era preciso lutar em benefício dos produtores de modo geral. Ele sempre se importou com as pessoas e valorizava os sentimentos dos que o cercavam. Na hora de optar por uma formação, escolheu odontologia, porque seu o pai estava idoso e ele temia perdê-lo o pai sem que este o visse formado.
Liderança - Liderança sempre foi um traço forte de sua personalidade, que o tempo se encarregou de aperfeiçoar. Em 1950, juntamente com colegas acadêmicos da Universidade Federal do Paraná, criou em Londrina a União Londrinense de Estudantes (ULE). Foi um dos fundadores da Colari (Cooperativa de Laticínios de Mandaguari Ltda.), do Sindicato Rural Patronal de Mandaguari (que também presidiu), do Clube Recreativo de Mandaguari e do Mandaguari Esporte Clube. Devido aos trabalhos, sempre voltados à comunidade, em 1979, a Câmara Municipal de Mandaguari, lhe outorgou o Título de Cidadão Honorário. Também pela sua atuação brilhante em nível de Estado, Oripes eleito o “Cooperativista do Ano” em 1980 e depois em 1982.
Outros destaques- Oripes foi fundador, diretor secretário, diretor presidente e coordenador do Departamento de Café da Cocap (Cooperativa Central Agropecuária do Paraná). Foi membro da Junta Consultiva do IBC, no Rio de Janeiro/RJ, representando a cafeicultura do Paraná; representante da Lavoura do Paraná no Conselho do Gerca (Grupo Executivo de Racionalização da Cafeicultura); representante da Junta Consultiva do Instituto Brasileiro do Café – Programa de Recuperação de Cafezais Geados; delegado representante da Junta Consultiva do IBC nas reuniões da OIC (Organização Internacional do Café), em Londres; diretor do Conselho Nacional do Café. Ocupou também o cargo de diretor vice-presidente da Ocepar; e, no Governo Sarney, foi nomeado e exerceu o cargo de diretor de Produção do IBC. Nas comemorações dos 50 anos da Cocari, em fevereiro deste ano, Oripes foi um dos homenageados e se dizia feliz e orgulhoso com a trajetória dessa cooperativa que ele tanto amava. (Imprensa Cocari)