COCAMAR: Projeto leva educação ambiental para 1.200 alunos em Maringá
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma tenda montada no Parque Industrial da Cocamar em Maringá começa nesta quarta-feira (dia 19) a receber grupos com 200 crianças em média, por dia, para uma programação voltada à educação ambiental, com apresentações de teatro e a realização de oficinas de arte. É o Projeto Mata Viva, implementado pela empresa Basf e a sua parceira Cocamar, que vai mobilizar 1.200 participantes (alunos de 8 a 12 anos da rede pública municipal e estadual) entre os dias 19 e 27 deste mês. Itinerante, o Mata Viva - que já existe há 20 anos em Guaratinguetá (SP), onde está localizada uma das principais plantas da Basf no País - percorre várias regiões brasileiras por ano.
Parceria - Segundo o gerente de Gestão de Clientes da empresa, Heitor Paulo Trevisan, a idéia de trazer o projeto para Maringá se deve "ao antigo relacionamento e à afinidade com a Cocamar, que também desenvolve uma série de ações na área de educação ambiental em sua região". Na tenda, em duas sessões diárias, às 9 e às 14h, os alunos vão participar de palestras e atividades lúdicas. Nesta primeira semana, o local vai receber 720 estudantes de escolas municipais. Na semana seguinte, será a vez de 480 alunos de estabelecimentos da rede estadual. Os grupos serão transportados em um ônibus inteiramente adesivado, que trouxe de São Paulo os integrantes do projeto.
Complemento - O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, diz que a iniciativa "complementa os eventos realizados pela cooperativa e que são dirigidos ao público infantil ao longo do ano". Só em 2008, mais de 2.000 alunos de escolas de várias regiões situadas na área de abrangência da Cocamar, participaram de uma programação que discutiu, entre vários outros temas, coleta seletiva de lixo e a importância da mata ciliar.
Lançamento reuniu 100 convidados na segunda-feira - Dirigentes da Basf e da Cocamar recepcionaram convidados na última segunda-feira para um jantar de lançamento do Projeto Mata Viva, no Haddock Buffet. Entre os que se pronunciaram, o prefeito em exercício de Maringá, Carlos Roberto Pupin, destacou a importância desse trabalho de educação ambiental. "Quando se pensa no futuro do planeta é preciso investir nas crianças para que se tenha cidadãos conscientes", disse. (Imprensa Cocamar)