COCAMAR: Indústria de Fios recebe investimentos em inovação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cocamar comemora a passagem dos seus 59 anos – celebrados no domingo (27/03) - com investimentos em avançadas tecnologias no seu parque industrial.
Tenacidade - Situada no parque industrial da cooperativa em Maringá (PR), a Indústria de Fios passa a contar com um sofisticado equipamento, o Turbo Maxx7, que tem a função de aferir a tenacidade dos fios ali produzidos e a resistência da emenda quando os mesmos se rompem.
Mais qualidade - Importado da Índia junto à empresa Premier, o equipamento demandou cerca de R$ 500 mil em investimento e a indústria da Cocamar é a primeira do país a lançar mão de um recurso assim em seu laboratório, que assegura ainda mais qualidade ao produto final.
Inovação - A analista de Controle de Qualidade, Juziana Pereira da Silva, explica que o Turbo Maxx7 é inovador e possibilita, também, uma variedade de testes simultâneos, otimizando tempo e gerando gráficos a partir de análises. “É um importante avanço em matéria de controle de qualidade”, diz.
Diversificação - Implantada no início da década de 1980, a indústria da Cocamar produz mais de 7 mil toneladas por ano de um diversificado leque de fios que atende ao segmento de malharias em várias regiões do país. A principal matéria-prima é algodão certificado, trazido de outros estados, além de itens para a produção de fios ecológicos, como fibra de poliéster (obtida do processamento de embalagens pet, recolhidas por catadores de rua) e desfibrados - resíduos de outras fiações -, que representam 30% do total. (Imprensa Cocamar)