COCAMAR II: Usina de biodiesel deve ficar pronta em dezembro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocamar II 04 10 2021Com a expectativa de iniciar a operação no dia 15 de dezembro, a usina de biodiesel que a Cocamar vem construindo no seu parque industrial em Maringá (PR), terá capacidade para produzir 300 toneladas/dia.

Investimentos - Prevista no planejamento estratégico do ciclo 2020/25, a planta está recebendo investimentos da ordem de R$ 40 milhões.

Ampliação no esmagamento - Totalmente automatizada, a unidade vai demandar o óleo extraído de 1,5 mil toneladas de soja por dia, em média. O gerente executivo industrial, Valdemar Cremoneis, informa que está prevista para o mesmo ciclo do planejamento a ampliação em 50% na capacidade de esmagamento de soja na indústria de óleo da cooperativa, que vai passar de 3 mil toneladas para 4,5 mil toneladas/dia. “Com isso teremos mais matéria prima para atender tanto a usina de biodiesel quanto a produção de óleo destinada ao varejo.”

Verticalização - A usina é uma nova oportunidade de negócios para os produtores cooperados que, assim, agregam mais valor à sua produção. Com isso, a cooperativa avança na verticalização no complexo soja. Neste ano, a Cocamar deve processar 1 milhão de toneladas do grão.

Selo social - Os cooperados proprietários de pequenas áreas, inclusive, que se cadastraram até 18/11/2020, têm direito ao Selo Social, em que vai ser oferecido um valor adicional de R$ 1,20 por saca de soja. Eles possuem áreas com até quatro módulos fiscais e estão enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), têm DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa e o CAR (Cadastro Ambiental Rural).

Inclusão - O Selo Social é um programa interministerial do governo federal que tem como finalidade promover a inclusão do biodiesel na matriz energética brasileira e fortalecer a agricultura familiar. (Imprensa Cocamar)

 

Conteúdos Relacionados