COCAMAR II: Tratamento com fungicida e inseticida ajuda na germinação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O tratamento de sementes com fungicidas e inseticidas elimina fungos como o mofo branco, cercóspora e as protegem de outros mais comuns no solo, entre os quais o Aspergillus flavus e o Rhizoctonia solani, que prejudicam a germinação. A recomendação é feita pelo engenheiro agrônomo Paulo André Machinski, coordenador de culturas anuais da Cocamar

Cuidados - O tratamento deve ser feito com máquinas específicas e, em alguns casos, a semente é adquirida já tratada; em outros, o procedimento é feito pouco antes do cultivo. Dependendo do produto, nada impede de o tratamento ser realizado com alguns dias de antecedência. Nesse caso a semente deve ser armazenada em local arejado e à sombra.

EPI - Por se tratar de manuseio de produtos químicos, tanto no tratamento de sementes com fungicidas e inseticidas, quanto com inoculantes, o agricultor deve utilizar equipamentos de proteção individual (EPI). Outra recomendação, segundo Machinski, é sempre seguir as orientações técnicas, lembrando que “a equipe técnica da cooperativa está muito bem capacitada para orientar o cooperado da melhor forma possível". (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados