COCAMAR II: Média de produtividade está entre as melhores em todos os tempos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma das maiores safras de soja da história vai entrando na reta final em várias regiões do Paraná. Nas imediações de Londrina, onde a colheita inicia normalmente mais tarde, a estimativa é que, até na última sexta-feira, a operação já havia sido realizada em 40% das lavouras. Segundo Paulo Damião, gerente da Cocamar em Londrina, Serrinha e Tamarana, a média de produtividade tem girado entre 130 e 140 sacas por alqueire.
Mais da metade - No município de Jaguapitã, o engenheiro agrônomo da cooperativa, Rafael Herrig, calcula que mais de 50% já foram colhidos. A área de abrangência dessa unidade compreende, também, Centenário do Sul, Lupionópolis, Santa Fé, São Martinho (distrito de Rolândia), Prado Ferreira e Miraselva. A produtividade, até agora, é de 125 sacas por alqueire.
Acima - O produtor Edson Iacono, que possui propriedade em Jaguapitã, onde cultiva 70 alqueires, está colhendo uma de suas maiores safras, com média de 150 sacas por alqueire. Apesar do forte ataque do percevejo, o tempo ajudou em todas as fases da cultura, lembra o agricultor, contando que usou variedades de ciclo precoce e semi-precoce. No noroeste do Estado, a cooperada Olga Agulhon, integrante do Conselho de Administração da Cocamar, informou que deverá fechar em uma de suas propriedades com a média de 170 sacas por alqueire. (Imprensa Cocamar)