Cocamar amplia linha de sucos nas grandes redes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A chegada dos produtos industrializados pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial às gôndolas do Grupo CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), que inclui, entre outras, as redes Pão de Açúcar e Sendas, significa que a partir de agora os néctares e bebidas à base de soja, comercializados com a marca Purity, estão sendo oferecidos aos consumidores nas cinco maiores corporações supermercadistas do País. Desde meados de 2003, quando passou a atuar na fabricação daqueles produtos, a Cocamar foi gradativamente conquistando espaço em redes como Carrefour, Bom Preço, Sonae e Walt Mart. Juntamente com o Grupo CBD, elas detêm 40,3% das vendas nesse setor.
Crescimento - O crescimento da Cocamar – detentora do maior e mais diversificado parque industrial do cooperativismo brasileiro - tem sido expressivo, nos últimos anos, nessa área de produtos ao varejo. Atingiu R$ 220 milhões no ano passado, representando mais de 20% do faturamento da cooperativa, de R$ 1,154 bilhão. Para 2005, a previsão é chegar a R$ 260 milhões. Com um variado portfólio que inclui óleos de soja, milho, girassol e canola, café torrado e moído, café achocolatado (cappucino), álcool gel e doméstico, maioneses, atomatados e molhos, sucos e néctares de frutas e bebidas à base de soja, a Cocamar fechou 2004 com a operação de suas indústrias praticamente no limite da capacidade. E agora prepara-se para continuar crescendo.
No limite - Até o mês de agosto, as fábricas de sucos e néctares de frutas e bebidas à base de soja deverão estar trabalhando à plena carga, em quatro turnos diários, com a produção de 2,8 milhões de litros por mês. Conforme informou o superintendente comercial e industrial da cooperativa, Celso Carlos dos Santos Júnior, hoje 70% do volume produzido é de bebidas de soja que, a exemplo dos sucos e néctares, são comercializados nos pontos de venda em embalagens longa vida de 1 litro e 200 ml. Segundo ele, a participação dos sucos e néctares é maior em determinadas épocas do ano, como o verão, mas não chegam a superar o produto derivado da soja, cujas vendas crescem na esteira das recentes descobertas acerca das propriedades terapêuticas dessa oleaginosa. Por outro lado, para chegar também ao público infantil, a empresa está investindo no lançamento da linha de sucos Purity Júnior, em vários sabores, envasados em embalagens de 200 ml.
No exterior - A Cocamar aposta na tendência de consumo de alimentos e bebidas mais saudáveis, no exterior, para fortalecer ainda mais sua expansão. Suco de laranja pronto para beber já é exportado desde meados de 2004 para distribuidores do Japão. Recentemente, durante visita do presidente da cooperativa, Luiz Lourenço, àquele país, empresários anunciaram interesse em ampliar as compras desse produto, enquanto iniciaram testes com néctares de manga e goiaba. A Europa, por sua vez, poderá ser o destino de bebidas de soja e sucos. Sinalização nesse sentido foi feita no ano passado, após a participação da Cocamar na Sial, importante feira de alimentos em Paris. No mês de outubro, a cooperativa estará presente em outra grande feira do setor, em Anuga, na Alemanha, quando pretende fechar vários negócios.