COASUL I: Área de ação da cooperativa tem 90% da safra de soja colhida
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A área de ação da Coasul Cooperativa Agroindustrial, de São João-PR, já tem 90% desta safra colhida. Esta safra é marcada pelos altos índices de produtividade, como destaca o Gerente Técnico, Paulo Roberto Fachin, "tem cooperado colhendo quase 200 sacas de soja por alqueire". O engenheiro agrônomo atribui isso ao clima favorável, escolha de boas variedades de sementes, controle eficaz de pragas e doenças, assistência técnica de qualidade oferecida pela Coasul, entre outros fatores.
Atípico - Um fator atípico nesta safra de verão foi o amadurecimento da soja e do milho nos mesmos períodos, o que ocasionou congestionamento na colheita. Mas, o produtor optou por colher a soja, grão que tolera menos no campo. "A Coasul acabou por suspender temporariamente o recebimento do milho. Não temos problemas com armazenamento, já que aumentamos a capacidade da cooperativa em 8% com a construção de seis novos silos em 2010. Contudo, ocorreram dificuldades no recebimento, tendo em vista as altas produtividades, colheitadeira e caminhões maiores", explica Fachin.
Mercado - O preço da saca da soja está 30% acima do esperado pelos produtores e o milho 50%. Por isso e pela qualidade das lavouras, Paulo Roberto Fachin ressalta que o cooperado terá boa rentabilidade. "O produtor deve aproveitar os bons preços e vender parte de sua safra, já que os preços não fixos e, portanto não estão garantidos", orienta. A quebra da safra na Argentina e as perdas com as chuvas nas plantações no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme lembra Fachin, "não devem influenciar o resultado no país tendo em vista o aumento da produtividade em todas as regiões".
Orientação - A orientação do Gerente Técnico da Coasul é para que o cooperado invista parte dos rendimentos desta safra na preparação do solo. "Em momentos de euforia o produtor planeja comprar máquinas novas, mas, elas não produzem, é sim a terra. Por isso indicamos ao nosso cooperado que aproveite para aplicar parte desse lucro na recuperação e preparo do solo, para garantir a produtividade da próxima safra", finaliza Fachin. (Imprensa Coasul)