COASUL I: Ação com crianças vai marcar Dia Mundial da Água

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ouro e o petróleo já foram considerados as grandes joias mundiais. Mas hoje, a realidade é outra e a água é a menina dos olhos de qualquer país. O líquido é essencial para as pessoas e outras formas de vida. Mas durante muitos anos ignorou-se esse fato e o de que menos de 3% da água de todo o planeta é doce (e ainda quase toda é inacessível) e, portanto pode ser consumida pelos seres humanos. A poluição e o desperdício fizeram com que atualmente, ela seja escassa em muitos países. Uma realidade diferente da encontrada no Brasil, que detém 12% da água doce superficial no mundo, mas que também não tem se esforçado para preservá-la.

Visita - No próximo dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, criado para despertar na população a consciência de que é preciso cuidar dessa fonte de vida. Ciente de que o desenvolvimento deve sempre estar acompanhado pela preservação, a Coasul Cooperativa Agroindustrial, de São João-PR, promoverá nesse dia uma visita de 55 crianças de 10 e 11 anos ao local onde a cooperativa restaurou cinco nascentes de água. As fontes são próximas ao abatedouro de aves da cooperativa. E, para completar a ação, eles irão dar o primeiro passo para o início da revitalização da mata ciliar entorno das nascentes no local: as crianças plantarão espécies nativas as margens das fontes.

 

Benefícios - O principal objetivo da ação é ensinar desde criança os benefícios do cuidado com a água. O diretor presidente da Coasul, Paulino Capelin Fachin, destaca que a cooperativa sempre se preocupou com esse recurso natural e que a implantação de um projeto industrial que se utiliza de água deve se pautar pela minimização dos impactos ambientais. "Instalamos no frigorífico um moderno sistema de captação de água da chuva para utilizar nas áreas sujas do abatedouro, um sistema de limpeza de efluentes que devolve ao rio água mais limpa do que a qual captamos, restauramos as nascentes próximas à indústria e mantemos um controle constante de uso racional de água no processo de abate das aves", relata Fachin. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados