COASUL: Grupo de mulheres conhece Rota Holandesa no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Três dias inesquecíveis. Este foi o resumo da viagem de imersão em cooperativismo pela Rota Holandesa no Paraná, realizada de 4 a 6 de maio, por 37 mulheres associadas ou esposas de cooperados da Coasul Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e organizada pela Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo). De acordo com a encarregada da área sociocultural, Cristhiane Fachin, o objetivo foi promover o cooperativismo. "Além disso, conhecer um pouco da realidade e funcionamento das cooperativas que fazem parte da Rota Holandesa neste caso, Castrolanda e Batavo, trocar experiências e ter contato com novas culturas - como é o caso da imigração holandesa na região - turismo e lazer", destaca.
Muitos passeios e conhecimento - O roteiro foi bem diversificado, com início a uma visita a propriedade da Família Wacherski. Que como relata Cristhiane é um exemplo na área leiteira. "Grande parte dos nossos cooperados trabalham com também com essa atividade e as mulheres em sua maioria são quem a conduzem, por isso a importância de se conhecer algo nesse sentido", ressalta. A propriedade visitada é conduzida por cinco irmãs, as quais realizam todo o trabalho. Elas manejam 104 vacas em lactação, produzindo 2.750 litros de leite por dia.
Outras atividades - Neste mesmo dia o grupo visitou o moinho da Castrolanda e conheceu o artesanato local. O dia foi encerrado em um hotel fazenda com jantar típico e show de Cítaras. No outro dia, o grupo levantou cedo para aproveitar toda a programação. As mulheres foram a Fundação ABC em Castro, com palestra institucional mostrando a importância deste centro de pesquisas mantido pelas cooperativas Batavo, Castrolanda e Capal para o desenvolvimento da agropecuária na região. Partiram então para a cidade de Carambeí com visita ao moinho do artesanato e palestra sobre a cooperativa Batavo.
Cem anos de Imigração holandesa - Ainda em Carambí, o grupo pode prestigiar o recém-inaugurado Parque Histórico em homenagem aos cem anos da imigração holandesa no Brasil. Lá, como destaca a participante e coordenadora do Grupo Feminino Coasul de São Jorge D'Oeste, Marciane Coelho Baldissera, "pudemos vivenciar um pouco da história dos imigrantes, a forma que viveram, tudo através de um museu minuciosamente criado e mantido por eles". Para completar o dia, houve a apresentação de um grupo folclórico infantil holandês.
Último dia - O último dia da excursão foi destinado à visita ao Parque Estadual de Vila Velha, com passeio pelas furnas, lagoa dourada e trilha pelos arenitos. "A viagem foi muito produtiva, conseguimos realizar todo o roteiro e o objetivo proposto. Ficou evidente a satisfação das mulheres que participaram desta imersão e sem dúvida nenhuma estaremos proporcionando novas viagens com este objetivo aos nossos cooperados", finaliza Cristhiane.
Origem - As participantes da imersão são integrantes dos Grupos Cooperativos Femininos da Coasul e residem nos municípios de São João, Chopinzinho, São Jorge D'Oeste, Sulina, Renascença, Itapejara D' Oeste, Francisco Beltrão e Porto Barreiro. (Imprensa Coasul)