COASUL: Coasul já tem primeira carreta pronta para transportar frangos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A primeira carreta com caixas para transporte de frangos da Coasul Cooperativa Agroindustrial já está pronta. Este é um importante passo, já que a logística de transporte é uma das grandes preocupações do projeto do fomento avícola da cooperativa. A princípio, o veículo deverá transportar as aves para o abatedouro da Coopavel, até que o frigorífico da Coasul fique pronto, em 2010. Segundo o encarregado do Setor de Transportes, Sandro Luiz Boschi, esta é uma das quatro carretas e três cavalinhos que a cooperativa adquiriu. Ele explica que inicialmente o serviço de transporte não será terceirizado.
Diferenciais - As carretas da cooperativa se diferenciam dos modelos comumente usados para essa atividade em três aspectos: tamanho, climatização e preservação do meio ambiente. Cada uma delas possui 14, 5 metros, cerca de dois metros a mais do que as utilizadas no mercado - fora o cavalinho Scania com 340 cavalos, modelo P340. Como o tamanho é maior, a capacidade também, cerca de 6 mil aves, distribuídas em 675 caixas com nove frangos cada uma. Segundo o Médico Veterinário responsável pelo fomento avícola, Joares Carlos Gobbi, cada frango deverá ter entre 2,6 kg e 3 kg. "Nossas carretas transportarão 55% mais aves do que o normal. Isso deve gerar uma economia de 20% no transporte", destaca Gobbi.
Climatização - A climatização é outro ponto importante, já que disso depende muito a mortalidade dos frangos. As carretas são equipadas com sistema de nebulização, ou seja, as aves viajarão com mais conforto e sentindo menos as adversidades do clima. Conforme esclarece Joares, esse sistema beneficiará o índice de mortalidade, que deve ser de no máximo 0,2, ou 12 frangos por carreta. "Este índice equivale desde o momento do carregamento, transporte, sala de espera e a descarga para o abate", acentua.
Meio ambiente - O meio ambiente também se beneficiará com as carretas da Coasul. Tendo em vista que as mesmas serão todas equipadas com um sistema coletor de dejetos. Gobbi esclarece que os dejetos dos frangos serão canalizados para uma bacia e lá não terão nenhum contato com o ambiente fora. "Normalmente esses dejetos caem na estrada e em outros lugares durante o transporte, e isso polui o Meio Ambiente", conclui. (Imprensa Coasul)