COAMO: Jovens líderes visitam a sede do Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cooperados da Coamo que participam do Programa de Formação de Jovens Líderes visitaram, na quinta-feira (04/10), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Liderada pelo vice-presidente da Coamo, Ricardo Calderari, a caravana cooperativista formada por 41 jovens foi recebida pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, que fez uma explanação aos visitantes sobre a estrutura de trabalho da Ocepar, procedimentos de decisão e representatividade, os projetos socioeconômicos e a atuação política da entidade na defesa dos interesses das cooperativas. Os jovens também foram informados sobre a campanha de marketing institucional "Cooperativas: Orgulho do Paraná", que pretende informar a sociedade sobre a importância do cooperativismo, e assistiram os vídeos que já estão sendo veiculados na programação da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O coordenador de comunicação da Ocepar, Samuel Zanello Milléo Filho, explicou aos jovens a estratégia e os objetivos da campanha.
Programa exemplar - De acordo com Ricken, o Paraná é uma referência nacional em cooperativismo e a Coamo, por ser a maior cooperativa agropecuária da América Latina, se destaca no sistema tanto por sua bem-sucedida atuação econômica, como também por sua preocupação com o desenvolvimento sustentável, incentivando de forma constante projetos de capacitação do quadro social. "A participação da juventude cooperativista tem sido cada vez mais importante e constante. Vocês estão contribuindo para o sucesso de sua cooperativa e de todo o sistema", disse, se dirigindo aos participantes da caravana. "O Programa de Formação de Jovens Líderes é exemplar e traz conhecimento e integração para os cooperados que irão liderar e promover a contínua expansão da cooperativa. Iniciativas como essa sempre contarão com o apoio e parceria da Ocepar e do Sescoop-PR", prosseguiu.
Destaque entre as maiores - Durante a explanação sobre cooperativismo, Ricken repassou ao vice-presidente da Coamo os prêmios do ranking da revista gaúcha Amanhã, que lista as 500 maiores empresas da Região Sul. A Coamo figura como a 19ª maior empresa do Sul e a 8º maior do Paraná. "A presença destacada da Coamo no ranking mostra a força da cooperativa e sua importância para o sistema cooperativista paranaense", afirmou Ricken. Calderari recebeu as premiações e destacou a participação de cada cooperado para o sucesso do empreendimento cooperativo. "Os prêmios pertencem a todos os associados e colaboradores da Coamo", disse.
Liderança qualificada - O Programa de Formação de Jovens Líderes foi criado em 1998 e desde então mais de 500 cooperados com idades entre 20 e 40 anos passaram pelos módulos de aprimoramento do projeto. "Os alunos recebem preparação que alia prática e teoria, ampliando conhecimentos sobre gestão e planejamento do empreendimento rural. Além disso, desenvolvem suas habilidades de liderança e se tornam cidadãos mais críticos e pró-ativos. É como uma pós-graduação para o gestor agropecuário", explica o assessor de imprensa da Coamo, Ilivaldo Duarte.
Aposta no futuro - Segundo o vice-presidente da Coamo, muitos jovens que já participaram do programa estão atuando nos comitês e conselhos administrativo e fiscal da cooperativa. "Com mais qualificação e conhecimento, contribuem de forma importante nas decisões da cooperativa. O programa de formação não tem fim, pois o cooperativismo deve renovar-se de maneira constante e precisa da força e entusiasmo dos jovens líderes", concluiu Calderari. A viagem de imersão dos 41 jovens prossegue hoje, com visita a Paranaguá e Guaratuba, no litoral paranaense.