COAMO: Identificados primeiros focos de ferrugem da soja na região da Coamo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foram confirmados os primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras de soja da safra 2007/08 na região da Coamo Agroindustrial Cooperativa. Segundo o supervisor de Assistência Técnica da Coamo, engenheiro agrônomo Antonio Carlos Ostrowski, os primeiros casos da doença que na safra passada provocou perdas de 2,67 milhões de toneladas de soja, foram detectados em Campo Mourão (Centro-Oeste) e em Tuneiras do Oeste (região Noroeste). 

 

Apoio aos cooperados - A exemplo das três safras anteriores, os cooperados da Coamo contam este ano com importantes ferramentas disponibilizadas por meio de programas efetivados em parcerias com a Bayer, Basf e a Fundação ABC, nos entrepostos da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.   "Esses programas são relevantes e possibilitam a verificação e o monitoramento da doença. Somente em 2006, analisamos em nosso laboratório mais de 10 mil amostras através do Programa SOS Soja, desse número em 44% foram detectados focos de ferrugem asiática", informa Ostrowski, reforçando a importância do acompanhamento e da ação preventiva dos técnicos e dos produtores rurais.

 

Número de casos - Segundo levantamento do Consórcio Antiferrugem, nesta safra foram identificados quatro focos da doença.  No mesmo período do ano passado, foram identificados 75 casos. Na primeira semana de dezembro foi encontrado o primeiro foco da doença no país em uma lavoura comercial de Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul. Nos últimos dias foram identificados outros focos em Mato Grosso do Sul, (Antonio João), Paraná (Quedas do Iguaçu) e Mato Grosso (Lucas do Rio Verde).

 

Alerta - O número de focos encontrados até o momento é pequeno se comparado ao do mesmo período do ano passado porque o plantio ocorreu mais tarde na atual safra por conta de um prolongado período de estiagem entre agosto e outubro. O vazio sanitário, período sem cultivo de soja - implantado em vários estados como MT, MS e GO, e que a partir desta safra será novidade também no PR-, também contribuiu para a diminuição. Em 2006, os primeiros focos no país apareceram no dia 10 de novembro e totalizaram 2.778 casos até o final da safra. Na região da Coamo, na safra passada os primeiros focos surgiram em 25 de novembro e em 2005, ocorreram no dia 05 de dezembro.

 

Estados afetados - Na última safra, os Estados que mais registraram ferrugem da soja foram Bahia (747 focos), Paraná (662), Mato Grosso do Sul (613), Rio Grande do Sul (407) e Maranhão (172). O verão é a época mais propícia para o aparecimento do fungo que provoca a doença, razão pela qual os produtores devem intensificar a fiscalização das suas lavouras.

 

Lavouras em estágio crítico - Vinte e dois por cento das lavouras de soja na região da Coamo estão em situação crítica e devem receber acompanhamento e monitoramento direto dos produtores, para evitar perdas. Segundo levantamento do Departamento técnico da Coamo, 20% das lavouras estão em fase de florescimento e 2% em frutificação. "Esse estágio das lavouras é muito sensível e pode provocar perdas com doenças, por isso, alertamos os cooperados para que redobrem suas atenções e acompanhem suas lavouras para adotar ações preventivas com orientação da assistência técnica da Coamo", orienta Antonio Carlos Ostrowski, supervisor de Assistência Técnica da Coamo.

 

Ação da doença é rápida - Segundo Ostrowski, as condições para a incidência de ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) estão relacionadas às condições climáticas, como a temperatura amena, orvalho pela manhã e dias nublados. "A ação desta doença é muito rápida, tanto que em poucos dias as lavouras podem ser contaminadas e causar danos irreversíveis", explica Ostrowski.

 

271 amostras analisadas - Em duas semanas de funcionamento o laboratório do programa SOS Soja, mantido pela Coamo e Bayer, em parceria com a Fundação ABC, já analisou 271 amostras.  Segundo levantamento do Detec da Coamo, na safra passada foram analisadas mais de 10 mil amostras através do SOS Soja - serviço de análises de amostras das lavouras para a verificação de incidência de ferrugem asiática. O objetivo do programa é informar aos técnicos e produtores sobre a incidência da ferrugem asiática nas lavouras e a possibilidade de propagação da doença, a partir de análises detalhadas das regiões monitoradas. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados