COAGEL: Médico veterinário dá dicas de como obter uma boa silagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel realizou em parceria com a Agroeste, empresa fornecedora de híbridos de milho para a cooperativa, uma palestra técnica focando a silagem para o gado. Participaram da palestra, que aconteceu na última terça- feira (06/11),  além do corpo técnico da Coagel, alguns pecuaristas da região. De acordo com o médico veterinário da Agroeste, Loris Casagrande, a silagem é um "prato cheio" para o produtor que deseja um rebanho de primeira. Segundo ele, silagem é o armazenamento em silo da planta inteira e/ou grão úmido de milho, picado, compactado e fechado hermeticamente, abundante em determinada época do ano, e que servirá para alimentar o gado, quando ele necessitar desse complemento. "A silagem serve para ser utilizada em tempos de escassez, como fonte de volumoso e alto valor nutritivo", disse.

Orientações - O veterinário da Agroeste explicou que uma boa silagem depende de diversos procedimentos corretamente realizados, sempre visando um bom processo fermentativo. Para ele, existem muitos tipos de milho no mercado, mas poucos reúnem boas características para se obter uma boa silagem. E, de acordo com Casagrandre, um bom híbrido deve ter ponto de ensilamento prolongado, evitando híbridos precoces; equilíbrio entre colmo, folhas e espigas; baixos teores de fibra e altos teores de açúcar no momento do corte para permitir uma ótima fermentação e, por último, altos teores de NDT (nutrientes digestíveis totais) aliados a bons teores de proteína, produzindo silagem de alta qualidade. "O plantio da lavoura para silagem deve obedecer às mesmas normas do plantio para produção de grãos, sendo sempre recomendado boa adubação", complementou.

Cuidados com a colheita - Para Loris Casagrandre, ainda dentro do valor intrínseco de uma boa silagem, o produtor pecuarista deve atentar para a colheita que deve ser feita com ensiladeiras próprias, devendo-se ter o máximo de cuidado para que estejam bem reguladas e com as navalhas de corte bem afiadas para fazer uma excelente picagem do material. "O ponto ideal de colheita é quando as espigas que representam a média da lavoura apresentarem os grãos do meio da espiga com um terço duro e dois terços pastoso", disse. O veterinário da Agroeste também destacou a importância da picagem, a compactação, o fechamento do silo e outros detalhes, igualmente importantes para uma boa silagem. Ele lembrou a parceria existente com a Coagel dizendo que os técnicos da cooperativa estão qualificados para dar mais orientações a respeito de uma boa silagem. (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados