COAGEL: Encontro reuniu mais de 200 mulheres em Goioerê

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel realizou no sábado, dia 25/03, o 3º Encontro das Mulheres Cooperativistas para lembrar o Dia Internacional da Mulher que foi comemorado no dia 8 de março. Na oportunidade, 207 mulheres de toda área de ação da cooperativa, e que freqüentam o programa “Coagel Mulher”, estiveram participando do evento que teve o apoio do Sescoop/Pr. Realizado nas dependências da Associação Coagel, o encontro teve início às 8h30 com a mensagem do presidente da Cooperativa, Osmar Pomini que enalteceu o papel da mulher na vida da cooperativa. “Para nós, vocês são muito mais importante do que imaginam. Nos últimos anos a Coagel vem investindo cada vez mais nos programas sociais e contemplando de uma forma especial as esposas dos cooperados”, disse Pomini. Ele também citou a presença da mulher na direção da cooperativa, cumprimentando em nome de todas, a cooperada Etelvina Bortoluzzi, eleita membro do Conselho Fiscal para o exercício de 2006. “A senhora Etelvina está representando no Conselho Fiscal todas as mulheres, esposas dos nossos cooperados”, enalteceu, acrescentando que sonha em ver uma ou duas mulheres fazendo parte do Conselho de Administração ou mesmo na diretoria Executiva.

Fetaep - A Coordenadora Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetaep, Regina Barbato, que foi especialmente convidada para participar do evento da Coagel, aproveitou para falar da Marcha das Margaridas que irá acontecer em agosto do próximo ano em Brasilia, com a participação de mulheres de todo o Brasil. “A marcha das margaridas” é um movimento nacional promovido pela Contag e servirá para reivindicar junto ao governo federal nossos direitos que ainda não foram colocados em prática”, disse Regina. Ela informou que a primeira marcha das margaridas aconteceu em 2000, onde cerca de 20 mil mulheres participaram do movimento, em 2003 foram mais de 30 mil e a meta para o movimento que vai acontecer em 2007, é reunir cerca de 50 mil mulheres em Brasilia. Além do presidente da Coagel, Osmar Pomini, e da representante da Fetaep, Regina Barbato, o encontro contou também com a presença do vice presidente da Coagel, Domingos Mercial, e dos diretores Roberto Dalben Pires e Pedro Adenir Paini, além dos representantes do escritório da Emater, em Goioerê, Salvador Sarto e Maria José, da assessora da Fetaep, Solange dos Santos e dos gerentes da Coagel, Alaércio Verdan, Edson Sato, Odenilson Rodrigues, Ricardo Bologna e Marcio Trevizan.

Teatro - Após a abertura oficial, foi apresentada a peça teatral “Só se for agora”, protagonizada por jovens do Joacoop – Jovens Agricultores Cooperativistas da Coagel, cuja peça teve o objetivo de valorizar a família rural. A peça foi escrita e dirigida pela jovem Ana Paula Favarão. Em seguida foi feita uma apresentação de aeróbica com o professor Amaral e a leitura de um texto enaltecendo a mulher, feita por Zilda Abrante, da área de Recursos Humanos da Coagel. A equipe da AME – assessoria comportamental, também teve participação efetiva no encontro, quando apresentou a palestra “Se Competir é Importante, Fundamental é Cooperar”. O encontro também serviu para a Coagel homenagear as 14 coordenadoras do programa “Coagel Mulher”, bem como homenagear dez multiplicadoras dos cursos aplicados pela cooperativa no ano de 2005. Todas receberam uma lembrança da Coagel. A economista doméstica Liliane de Almeida, que trabalhou na Coagel no período de janeiro de 2001 a março de 2004, na assessoria de cooperativismo, e uma das implementadoras do modelo atual do “Coagel Mulher”, hoje trabalhando na prefeitura da cidade de Mairink, interior de São Paulo, veio participar do encontro e foi homenageada pelo seu trabalho junto às mulheres.

Miss Coagel 2006 - Um dos pontos altos do 3º Encontro das Mulheres Cooperativistas foi a escolha da Miss Coagel 2006. O concurso teve 14 candidatas, representando as comunidades organizadas do “Coagel Mulher”. Após um desfile muito disputado os jurados escolheram para ser a Miss Coagel 2006, a candidata da comunidade do bairro 31, em Moreira Sales, Terezinha Zabini Monteverde, que obteve 195 pontos. Como primeira princesa, os jurados escolheram Maria de Lurdes Gonçalves, de Bandeirantes D´Oeste ( Quarto Centenário ) e segunda princesa Adriana Lino de Souza, da comunidade Cinco Marcos, Janiópolis. A comunidade de Vila Gianelo levou o troféu de Melhor Torcida. As três candidatas receberam vários presentes e foram muito aplaudidas pelo público presente. (Assessoria de Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados