COAGEL: Cooperativa teve crescimento de 8,41% em 2006

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coagel Cooperativa Agroindustrial realizou a sua 33ª assembléia geral ordinária na última quinta-feira, dia 15, na associação Coagel. O evento contou com a participação de centenas de associados de toda a região da cooperativa e serviu para a diretoria fazer a prestação de contas referente ao exercício de 2006, que compreendeu o relatório da diretoria, balanço geral, demonstrativo de sobras e perdas, parecer da auditoria externa, parecer do conselho fiscal e o plano de atividades para o exercício de 2007. A assembléia também serviu para a realização da eleição para os novos membros do conselho fiscal da cooperativa, sendo eleitos os cooperados Manoel Lúcio Pepece, José Carlos Denck e Walter Ykuta, como membros efetivos e os cooperados Luiz Favarão, Ademir Vitali e José Roberto Cadan, como membros suplentes. Outros seis assuntos que faziam parte da pauta da ordem do dia também foram apreciadas e aprovadas por unanimidade pela assembléia geral.

Ano difícil, mas de recuperação - De acordo com o presidente da Coagel, Osmar Pomini, o ano de 2006 foi muito difícil para o agronegócio como um todo, afetando as empresas agropecuárias. Ele destacou que os agricultores tiveram baixa produção em virtude do clima adverso, os custos de produção foram altos e os preços recebidos pelos produtores mal cobriram esses custos. “Esses fatos fizeram com que a Coagel tivesse um recebimento abaixo do esperado e o faturamento bruto foi reduzido. Mesmo assim, com todos esses problemas, ainda podemos comemorar um crescimento de 8,41%”, disse Pomini. Ele ressaltou que o Brasil, que é um país emergente só conseguiu crescer algo em torno de três por cento. Em seu pronunciamento, o presidente da Coagel disse que este ano de 2007 está prometendo ser bem melhor que 2005 e 2006. “As lavouras já começaram a ser colhidas e estão apresentando bom rendimento, e os preços, se não são os melhores aguardados pelos produtores, pelo menos estão numa margem que já viabilizam o nosso negócio, enquanto produtores”, destacou  Pomini. Mais adiante ele disse que “o produtor indo bem em sua atividade, a cooperativa estará prosperando, uma vez que ela é a extensão dos produtores rurais”. Ele disse esperar que um novo ciclo de progresso comece a fluir na atividade agrícola regional.

Investimentos - Durante a realização da assembléia dos cooperados, o presidente da Coagel, Osmar Pomini, enalteceu os investimentos que foram realizados no exercício de 2006, destacando o início da modernização da fiação de algodão, com a importação de três passadores da Suíça no valor de R$ 420 mil; investimentos na manutenção das estruturas para melhor atendimento dos cooperados; continuidade na renovação da frota de veículos e outros pequenos investimentos. Na área social ele destacou a realização de dias de campo de verão e inverno, onde a cooperativa apresentou novas tecnologias aos produtores, reuniões com o quadro social em todos os entrepostos para levar informações da cooperativa e analisar aspectos técnicos das lavouras e mercado agrícola; a feira de produtos rurais do Coagel Mulher; encontro estadual da mulher cooperativista e investimentos no quadro funcional.

Homenagem - O primeiro presidente da Coagel, Antonio Sestak, recebeu homenagem especial. Ele faleceu na última terça-feira, após uma cirurgia intestinal. O presidente da Coagel lamentou a sua morte e enalteceu a sua importância para a Coagel e o cooperativismo de um modo geral. O gerente Técnico e Econômico da Ocepar, Flavio Turra, participou do evento da Coagel, representando na ocasião a diretoria da Ocepar e Sescoop/PR. Ele enalteceu o crescimento que a Coagel obteve em 2006, mesmo levando em conta os problemas enfrentados pela agricultura que afetaram todas as empresas do agrtonegócio. Diversas outras autoridades e convidados também se fizeram presente à assembléia da Coagel, destacando-se o prefeito de Alto Piquiri, Walter Rischer, o vice prefeito de Rancho Alegre D´Oeste, Arnaldo Iadicola, vereadores de Goioerê e o vice presidente do Sicredi Vale do Piquiri, Amauri Webber, além do gerente da Sicredi, em Goioerê, Cirineu Varolo, dentre outros. O gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flavio Turra, participou da AGO da Coagel. (Imprensa Coagel)

Conteúdos Relacionados