CLIMA I: La Niña influencia clima do inverno e da primavera

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O clima do inverno e primavera de 2007 deve ser influenciado pelo fenômeno climático “La Niña”. Este fenômeno já está estabelecido no Oceano Pacífico, e se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas superficiais no Pacífico Equatorial, segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do Inmet/Mapa. Para a Região Sul do Brasil, este fenômeno apresenta precipitações abaixo da média e irregulares, quanto às temperaturas, em anos de “La Niña”, ocorrem extremos, muitas vezes observamos a entrada de ondas de frio muito intensas. O mês de junho se caracterizou pela entrada de massas de ar frio no início do mês, o que favoreceu a ocorrência de geadas na maior parte da Região Sul e chuvas muito abaixo da média.

Distribuição - O prognóstico da maioria dos modelos climáticos para os próximos meses indicam a continuidade do fenômeno climático “La Niña”. Com isso, as precipitações devem apresentar uma distribuição, tanto espacial quanto temporal, muito irregular, intercalando pequenos períodos em que as precipitações devem ser mais concentradas e intensas, com períodos maiores com pouca precipitação, indicando com isso alguns períodos de estiagem ao longo do inverno e primavera.

Temperaturas - As temperaturas também devem apresentar variações extremas. De acordo com o Inmet, os extremos de temperaturas devem se acentuar, apresentando períodos mais quentes, intercalando com períodos de temperaturas abaixo da média. Em anos de “La Niña”, há grande possibilidade de ocorrerm geadas tardias, em setembro, inclusive no Oeste do Paraná. Nesta quarta-feira, a previsão é de queda das temperaturas em todo o Estado.

Conteúdos Relacionados