CITRUS: Paraná intensifica ações de combate a doença que ataca produção

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai intensificar medidas sanitárias na área vegetal, que vão ampliar a proteção do cultivo de frutas cítricas, no Paraná. Para isso, coordenou a elaboração de um plano que envolve ações do governo do Estado, da iniciativa privada e prefeituras municipais, que será deflagrado de 2008 a 2010 em todas as regiões produtoras de citros. O plano dá prioridade ao combate a doenças como o Greening, que ataca a citricultura no Estado e, por isso, está preocupando as cooperativas e indústrias instaladas na região Norte do Estado. Ele foi apresentado nesta quarta-feira (19/12), ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.


Metas até 2010 - Dividido em 11 metas, com alcance até 2010, o plano prevê medidas de educação sanitária, capacitação, pesquisas direcionadas para combater o Greening, levantamento para diagnóstico e levantamento da área onde está ocorrendo a doença e estruturação de postos de fiscalização, barreiras sanitárias e laboratório de apoio para diagnósticos da doença. Entre as medidas saneadoras de maior impacto está a destruição das plantas de murta em áreas urbanas e restrição do comércio ambulante de mudas dessas plantas.

 

Mosquito - A engenheira agrônoma Dirlene Rinaldi, do núcleo da Secretaria em Maringá, explica que a murta é uma planta ornamental muito utilizada em arborização urbana, mas que abriga o mosquito hospedeiro da bactéria que provoca a doença de Greening. Segundo ela, o plano prevê o levantamento por georeferenciamento das plantas de citros e murta nas zonas urbanas dos municípios, principalmente onde a citricultura é o carro-chefe da economia. "Sabendo onde estão localizadas as plantas, vamos atuar principalmente na conscientização do agricultor e da população urbana de que plantas de citros não cuidadas e a Murta representam uma ameaça séria à sanidade da citricultura comercial, que gera renda e muitos empregos principalmente na região Norte", disse Rinaldi.

 

Greening no Paraná - A citricultura representa 26% do Valor Bruto da Produção da Fruticultura gerada no Estado. A doença de Greening, que já dizimou pomares de citros na Ásia, África do Sul e provoca sérios danos nos Estados Unidos, chegou ao Paraná em dezembro do ano passado. Foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento em março de 2007, numa propriedade de Altonia, Noroeste do Estado. Desde então, a doença já apareceu em propriedades de São Jorge do Patrocínio, Sabaudia e Astorga. O Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária (Defis) vistoriou todas as áreas atacadas e erradicou 531 plantas doentes em 16 propriedades.

 

Conteúdos Relacionados