CHINA: Fecomércio incentiva participação do Paraná na feira de Cantão
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Estimular a participação do empresariado paranaense na Feira de Importação e Exportação da China, também conhecida como feira de Cantão. Este foi o objetivo da reunião promovida pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), na manhã desta quarta-feira (25/01), em Curitiba, com representantes de diversos segmentos econômicos do Estado. A Ocepar participou da reunião, representada pelo analista técnico Gilson Martins. A Fecomércio está representando a Feira no Paraná, motivo pelo qual vem incentivando os parceiros a participarem deste que é considerado a maior evento de negócios do mundo em diversos segmentos, incluindo o de alimentos. Na reunião de hoje, a Câmara Brasil-China fez uma apresentação sobre o a organização da delegação paranaense, incluindo toda a parte de logística e custos.
Importância - A China foi em 2012 o principal destino das exportações das cooperativas do Paraná, respondendo por 23,1% das vendas externas do setor. O país tem também aumentado sua participação no fornecimento de insumos e maquinários.
Otimismo - Além de destacar a importância da Feira para o empresariado, o presidente Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, aproveitou a oportunidade para comentar sobre o otimismo do empresariado paranaense em relação às perspectivas para o comércio para este ano. Segundo ele, a 21ª Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio divulgada na terça-feira (24/01) apontou que 67% dos entrevistados possuem expectativas favoráveis em relação ao crescimento das vendas para o 1º semestre de 2012. Segundo ele, o crescimento estimado é de 6% a 6,5% em comparação a igual período de 2011. Piana lembrou também que o PIB Brasileiro deve crescer 2,3%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio, em contraponto aos 4,5% divulgados pelo ministro da Fazenda. Guido Mantega. Realizada a cada seis meses, a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio traz a expectativa dos empresários paranaenses sobre os rumos do comércio para o semestre. O estudo é então utilizado para pautar algumas condutas da Fecomércio em relação ao comércio paranaense. (Imprensa Ocepar).