CASTROLANDA: Cooperativa inaugura nova maternidade de suínos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A produção sustentável tem ganhado cada vez mais espaço. E na suinocultura o bem-estar animal é parte fundamental. Compreender as necessidades e manter a qualidade de vida dos animais gera impactos produtivos que podem ser sentidos diretamente pelos produtores.
IN - A partir da Instrução Normativa (IN) 113, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada no final de 2020, o Brasil tem seu primeiro conjunto de normas relacionadas ao bem-estar animal. As orientações estão alinhadas com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) para a produção de suínos, o que permite o aumento das exportações do setor.
Nova maternidade - Nesta mesma proposta, a Unidade de Produção de Leitões I (UPL), em Castro (PR), inaugurou na última semana a nova maternidade de suínos. Além disso, foram ampliados os barracões de terminação e reposição. Com a mudança a UPL passa a ter capacidade de 5700 criadeiras.
Qualidade - O coordenador de Produção da Castrolanda, Euler Kiefer afirma que o destaque é a preocupação com a qualidade. “Manter a qualidade desde o leitão no desmame é nosso objetivo, isso já gera impactos como, menos estresse, diminuição do uso de antibióticos e consequentemente nossa qualidade é superior”. Euler ainda comenta que esta adequação consiste também na melhoria do processo produtivo, exemplo da UPL II, inaugurada em 2019, que foi construída com os mesmos critérios.
Perdas - Segundo informações da Embrapa Suínos e Aves, as perdas relacionadas ao bem-estar animal chegam 0,15% do produto desembarcado nos frigoríficos. O percentual representa um total de R$ 30 milhões anualmente para o mercado de suínos. Investir no bem-estar animal é sinônimo de produção moderna e isso os benefícios diretamente para as granjas.
Investimento - “O investimento reflete em toda a cadeia, o produtor que trabalha com os leitões da Castrolanda poderá observar um aumento no peso do alojamento dos animais. Queremos atender a satisfação de nossos cooperados e do consumidor final”, explica Euler. (Imprensa Castrolanda)