CAPAL: Safra 20/21 é encerrada com recebimento de mais de 500 mil toneladas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Capal finalizou a safra 20/21 com ótimos números de recebimento de grãos. Somando o volume recebido em todas as Unidades da Cooperativa, considerando todos os grãos, foram entregues mais de 524 mil toneladas. O gerente operacional César de Almeida ressalta que o volume ficou acima do planejado e a qualidade dos grãos foi muito boa. Ele destaca que a Capal está sempre preparada para receber a produção de seus cooperados.
Bom planejamento - “A estratégia é um bom planejamento e quando necessário investimento na capacidade de recebimento, secagem e armazenagem”, afirma Almeida. Em Arapoti/PR, foram 131.500 toneladas recebidas, índice seguido pelas Unidades de Itararé/SP (78.500 toneladas), Wenceslau Braz/PR (73.100 toneladas), Taquarivaí/SP (63.600 toneladas), Curiúva/PR (19.200 toneladas) e Unidade de Beneficiamento de Sementes (18.600 toneladas), localizada em Wenceslau Braz. O maior volume recebido foi na Unidade de Taquarituba, com 139.000 toneladas. O cooperado Luciano Zanforlin Filho atesta o sucesso da safra 20/21.
Boa produtividade - Associado em Taquarituba, ele relata que todas as cultivares plantadas tiveram boa produtividade e, inclusive, superaram os números do ano anterior. “Em relação a 2019, a média de produção foi 15% superior e ficamos com uma média geral de 85 sacas por hectare”, conta. Além de uma boa produção, também houve bons resultados em termos de rentabilidade. Para Luciano, um fator que contribuiu para isso foi a programação de safra junto à assistência técnica da Capal. “Apesar da alta do dólar, a gente conseguiu insumos com um preço que ajudou na composição do custo da soja, tanto para fertilizantes como defensivos”, pontua.
Assistência técnica - A assistência técnica também tem papel importante no acompanhamento da lavoura. Com a avaliação do clima e outras ocorrências, a equipe recomenda apenas as aplicações que são necessárias, reduzindo o custo de produção e contribuindo para o aumento da renda do cooperado, conforme explica o coordenador do Departamento de Assistência Técnica da Capal, Roberto Martins: “o clima da safra 20/21 foi favorável para a não ocorrência de pragas e doenças, tanto em frequência quanto em severidade.
Média - Considerando a média, o investimento do produtor em manejo fitossanitário foi menor que no ano anterior. Como a Capal tem uma assistência técnica personalizada para cada produtor e área, o monitoramento identificou onde se poderia economizar, reduzindo o uso de insumos”.
Particularidades - Roberto aponta que as diferentes regiões atendidas pela Capal têm suas particularidades, por isso, a média pode não expressar a realidade de todos os produtores. Por esse motivo, é importante manter a parceria entre produtores e assistência técnica, garantindo o melhor resultado para cada situação. (Imprensa Capal)