CAPAL: Atenção a princípios básicos é fundamental para boas produtividades na pecuária leiteira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

capal 12 04 2021O sistema de produção de leite na Capal é bastante diversificado. Hoje, são mais de 1.200 produtores em sistema de pastejo, semiconfinamento e confinamento, de diferentes tamanhos.

Princípios básicos - No entanto, há alguns princípios básicos que podem ser seguidos por todos os produtores, de modo a melhorar os índices de produtividade e qualidade. Esse é o tema abordado com o médico veterinário Rodrigo Navarro, da equipe de assistência técnica da Capal, no episódio mais recente do TecTalk, o podcast da cooperativa no Spotify ou YouTube.

Entusiasmo - Ele ressalta o entusiasmo que é característico dos produtores de leite e os leva a buscar evolução constante na atividade. “O produtor tem uma paixão pelos animais e uma afinidade com a atividade, então ele vê que a cada ano precisa investir mais na propriedade, seja em genética, em ambiência, estrutura”, comenta Rodrigo. O desenvolvimento contínuo é resultado da ampliação nos conceitos que fundamentam a pecuária leiteira. O veterinário explica que nutrição, genética e sanidade são consideradas os fundamentos da atividade.

Bom desempenho - Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que a ambiência, a gestão de pessoas e processos e o controle financeiro também são necessários para um bom desempenho. No entanto, apesar da expansão desses conceitos, é valido dar uma atenção especial aos princípios básicos pois, quando bem executados, contribuem muito para o sucesso na atividade. O primeiro ponto que merece cuidado é a nutrição. “A alimentação do rebanho representa acima de 50% do custo de produção. O produtor tem que se ater à qualidade da forragem, que é o alimento mais barato que pode existir na fazenda e é extremamente importante”, ressalta Rodrigo. Durante o podcast, ele explica também sobre o uso de concentrados e aditivos na dieta animal.

Manejo nutricional - Além da dieta em si, o manejo nutricional também reflete em boas produtividades. O horário de trato dos animais, por exemplo, deve ser adequado. “O principal recado em relação a manejo alimentar é fazer a vaca comer, seja pasto, semiconfinado ou confinado. O leite é produzido através da comida que é ingerida, então é importante que a vaca esteja comendo bem”, pontua.

Criação de bezerras - Aliado ao manejo nutricional, o manejo reprodutivo foi um dos assuntos da conversa, que tratou também sobre criação de bezerras, abordando pontos como colostragem, consumo de feno e de concentrados. Outro investimento que vale a pena ser feito, na busca por bons índices de produtividade é o bem-estar animal. "Certamente, o conforto é um dos melhores investimentos que o produtor faz na fazenda", afirma Rodrigo. Ele conta que vários estudos mostram a relação entre produtividade e o conforto térmico proporcionado em diferentes estágios (vacas secas, pré-parto e lactação). (Imprensa Capal)

Procure por TecTalk – o podcast da Capal no Spotify ou YouTube!

 

Conteúdos Relacionados