CAPAL: Associados visitam novas instalações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Capal Cooperativa Agroindustrial concluiu na última semana a rodada de reuniões com os cooperados em todas as unidades. Cerca de 210 associados participaram dos encontros, realizados com o objetivo de divulgar os resultados de 2007 acumulados até julho, discutir o planejamento estratégico recém-revisado e ainda apresentar detalhes dos novos investimentos em Wenceslau Braz, já em implantação. Nos encontros em Arapoti e Itararé foram realizadas visitas às novas instalações, quando os cooperados tiveram a oportunidade de conhecer com detalhes o funcionamento da nova estrutura.

Canteiro de obras - Em Wenceslau Braz, o ponto alto foi a visita ao canteiro de obras da nova unidade operacional que, na ocasião, contou com a presença de diversas personalidades políticas, entre elas, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli, o prefeito de Wenceslau Braz, Cristóvam Andraus Júnior, o presidente da Amunorpi e prefeito de Quatiguá, Efraim Bueno de Moraes, cujos discursos enalteceram a importância dos investimentos que a Capal está levando para Wenceslau Braz e ressaltaram os impactos positivos sobre toda cadeia agropecuária da região, que concentra produtores de 30 municípios, num raio de 100 quilômetros.

Localização estratégica - Em terreno de mais de 120 mil metros quadrados, localizado estrategicamente às margens da Rodovia PR 422, serão edificados silos graneleiros, secador, armazém para ensacados, balança rodoviária e escritório administrativo. A capacidade estática de armazenagem está planejada, nesta etapa, para 30 mil toneladas de grãos, com equipamentos de última geração para secagem, limpeza, transporte e embarque dos cereais, que trarão agilidade e qualidade ao processo como um todo. A meta, audaciosa, é iniciar o recebimento da safra já em janeiro de 2008. Para isso a Capal conta com parceiros com larga experiência em projetos e construções deste porte e a obra vai contratar até 250 operários no pico, sendo a maioria de Wenceslau Braz.

Wenceslau Braz - Os cooperados tiveram também a oportunidade de conhecer o projeto global para a unidade de Wenceslau Braz que prevê para os próximos 5 anos dobrar a velocidade de recepção e secagem, e o espaço para armazenagem vai atingir 150 mil toneladas. Esta é a aposta da Capal no potencial da região. O planejamento global está todo no papel, e a primeira fase já saiu do plano para o concreto, com investimento da ordem de R$ 12,5 milhões e previsão de gerar 35 empregos diretos nesta fase.

Otimismo - "Estamos otimistas com este empreendimento em Wenceslau Braz e acreditamos que com o apoio dos governos municipal e estadual, novos projetos ganharão forma para atuarmos aqui na região" comentou Albert Salomons, Diretor Presidente da Capal. Finalizados estes investimentos, a Capal terá investido nos últimos 6 anos R$ 40 milhões na ampliação e modernização de seu parque industrial. (Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados