CAPACITAÇÃO: Curso de Classificação e Análise de Grãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Orientar sobre as técnicas corretas de coleta de amostras e de determinação de umidade utilizando equipamentos padrões e de identificação de "defeitos" e impurezas em amostras de grãos, e também fornecer ao participante uma visão a respeito das condições e estruturas de armazenagem de grãos e das exigências de qualidade oficial e de mercado. Estes são os objetivos do Curso de Classificação e Análise de Grãos do Centreinar que acontece de 11 a 15 de agosto, na sede do Centreinar, em Viçosa (MG). Com uma carga horária de 40 horas/aula, o curso terá o seguinte conteúdo programático: Introdução ao armazenamento; Amostragem, determinação de umidade e impurezas; Legislação; Padronização; Teoria de classificação; Práticas de classificação - produtos: Arroz, Sorgo, Trigo, Milho, Soja e Feijão.

Importância - Uma das principais questões relacionadas à comercialização de grãos, tanto no ato da compra quanto na venda, é saber exatamente o que está sendo comprado ou vendido. O desconhecimento das características ou padrões de classificação de grãos tem trazido não apenas prejuízos para compradores e vendedores como também problemas de ordem litigiosas e judiciais. No Curso de Classificação e Análise de Grãos, oferecido pelo Centreinar, os participantes terão, além da teoria, a oportunidade de praticar os procedimentos de classificação de arroz, sorgo, trigo, milho, soja e feijão. Assim, ao término do treinamento, o participante estará apto a realizar a análise de grãos dentro da classificação e padrões exigidos tanto pelo mercado consumidor como pelos órgãos oficiais. É importante ressaltar, no entanto, que esse curso não credencia o participante a atuar como Classificador Oficial. Para obter o credenciamento no MAPA é necessário realizar o curso de Formação de Classificadores de Grãos.

Como se inscrever - As inscrições podem ser feitas pela Internet www.centreinar.org.br/index.php?var=lista_cursos&id=39). A taxa é de R$ 500,00. Nesse valor está incluso todo o material didático, a emissão de certificados e o deslocamento interno (do hotel ao local do curso). A hospedagem e alimentação não estão incluídas no valor da inscrição. 

Conteúdos Relacionados