CÂMARA DOS DEPUTADOS I: Lupion deixa presidência da Comissão de Agricultura e prega união
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Após transmitir, nesta quarta-feira (02/03), a presidência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados ao colega democrata Julio Cesar (PI), o deputado federal Abelardo Lupion (PR) fez questão de enaltecer a importância do cargo e destacar o trabalho do líder do partido, ACM Neto (BA), para manter o colegiado sob o comando dos democratas. "O nosso líder não poupou esforços para que continuássemos com a presidência da Comissão de Agricultura, que é para nós, indiscutivelmente, a comissão mais atuante, objetiva e respeitada desta Casa. Quem faz parte deste grupo tem um papel diferenciado", evidenciou.
Responsabilidade - Antes de deixar a mesa diretora da Comissão, Lupion falou sobre a responsabilidade dos parlamentares que a integram. "Ninguém aqui é dono desta comissão. Todos nós somos, sim, liderados pelo produtor rural e em seu nome falamos, em alto e bom som, aquilo que é o sonho de cada um em qualquer recanto deste país", enfatizou.
União - Ao se dirigir ao novo presidente e aos deputados integrantes do colegiado, o parlamentar paranaense pregou união em defesa do setor agropecuário brasileiro. "Juntos com o deputado Julio Cesar vamos fazer esta comissão brilhar e representar com dignidade o produto rural brasileiro. Faremos o possível e o impossível para representá-los com honradez", finalizou.
Gestão - Durante o segundo mandato do deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR) a frente da Comissão de Agricultura da Câmara foram votadas 59 propostas (47 foram aprovadas e 12 rejeitadas). Entre os projetos analisados está o PL 1089/03, que institui o medicamente genérico para uso veterinário. O colegiado também realizou 19 audiências públicas e participou de feiras agropecuárias para discutir assuntos como políticas para a cadeia produtiva do leite e tecnologia agrícola.
Código Florestal - Na opinião do parlamentar paranaense, único a presidir a Comissão por duas vezes, o principal debate de 2010 para o setor agropecuário foi o novo Código Florestal Brasileiro (PL 1876/99 e outros). O projeto, que foi aprovado em julho por uma comissão especial, e está pronto para ser votado em Plenário, é de grande interesse nacional. Lupion acredita que a proposta protege o meio ambiente sem inviabilizar a produção, o que, segundo ele, é o desejo da maioria dos parlamentares. "Nós não tratamos esse assunto ideologicamente, mas tecnicamente", afirmou. (Assessoria de Imprensa do deputado Aberlardo Lupion)