BRDE: Assembleia Legislativa homenageia banco pelos 50 anos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Junho/14/2011614154415/{/gallery}O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que comemora nesta quarta-feira (15/06) o seu cinquentenário, recebeu nesta segunda-feira (13/06) uma homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná. O presidente e deputado estadual Valdir Rossoni destinou o grande expediente da sessão para celebrar o aniversário. O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou da solenidade. A instituição foi criada em 1961 pelos então governadores Ney Braga (Paraná), Celso Ramos (Santa Catarina) e Leonel Brizola (Rio Grande do Sul) com o objetivo de fomentar a prosperidade econômica e social da região Sul do Brasil.
Desenvolvimento - O deputado Valdir Rossoni fez pronunciamento enaltecendo a participação do BRDE na promoção do desenvolvimento da região Sul e, em especial, do Paraná. "O BRDE se constituiu em uma empresa sólida e de respeito. A Assembleia tem a honra de prestar esta homenagem a uma instituição que participa ativamente do desenvolvimento do Paraná", disse o parlamentar.
Fomento - O deputado estadual Ademar Traiano ressaltou a importância da atuação do banco no fomento de atividades para desenvolvimento regional e também citou a história do banco como exemplo de decisão estratégica de governantes em favor da população dos seus estados. "O momento se reveste de muita grandeza, pois a Assembleia está homenageando uma instituição que financia a geração de empregos e renda no Paraná", disse Traiano. Ressaltou ainda que o BRDE está acima de qualquer orientação político-partidária.
Troféu Gralha Azul - O diretor-presidente e diretor de operações do BRDE, Renato de Mello Vianna, recebeu o Troféu Gralha Azul, símbolo do Paraná, que certifica a homenagem dos deputados ao banco. "Os governantes passam, os diretores passam, mas o BRDE permanece firme com o propósito de promover a prosperidade dos estados onde atua", destacou Rossoni.
Agradecimento - O diretor-presidente do BRDE saudou os funcionários do banco e agradeceu a honraria concedida. Renato de Mello Vianna lembrou que o papel da instituição é promover o desenvolvimento sustentável e sócio-econômico do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Participação - Em nome do governador Beto Richa, o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, parabenizou o BRDE pelo cinquentenário e destacou a participação do banco na atração e financiamento de empresas em todo o Paraná. O deputado estadual Caíto Quintana disse que o Paraná não atingiria o estágio de desenvolvimento em que se encontra sem a participação do banco.
Dados - O superintendente do BRDE no Paraná, Carlos Areton Azzolin Olson, agradeceu a homenagem e apresentou dados e fotos históricas da fundação do banco. Também fez breve relato da atual situação do BRDE. "Essa Casa sempre foi amiga do banco e quando a instituição foi ameaçada de fechamento, nós, funcionários, pedimos auxílio aos deputados estaduais e fomos atendidos", lembrou Olson.
Sonhos - "O BRDE é composto por um grupo de funcionários que buscam atender da melhor forma todos aqueles que procuram a instituição para realizar seus sonhos. É com eles que dividimos esta bela homenagem", disse o diretor financeiro do banco, Jorge Gomes Rosa Filho. O diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari, enalteceu a iniciativa do presidente da Assembleia de abrir espaço nobre na sessão especial e avaliou a deferência como histórica. "Foi uma bela e justa homenagem a esta instituição que tanto trabalha em favor do desenvolvimento social e econômico dos estados onde atua", salientou Pagliari.
Compromisso - O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que a homenagem prestada pela Assembleia ao banco é merecida. "O BRDE representa um importante agente financeiro que tem atuado de forma parceira com o cooperativismo. As cooperativas são muito agradecidas ao banco. Há um compromisso responsável e recíproco entre o setor e o BRDE e vice-versa", frisou. (Com informações da AEN)