BRASÍLIA I: Paranaenses prestigiam lançamento da Agenda Legislativa 2012

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) promoveu, na noite desta terça-feira (28/02), na Fundação Casa do Cerrado, em Brasília (DF), o lançamento da sexta edição da Agenda Legislativa do Cooperativismo, com a presença de lideranças do setor e de diversas autoridades, como o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini e o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e diversos parlamentares paranaenses também participaram do evento, entre eles, o senador Sérgio Souza, os deputados federais Eduardo Sciarra, Osmar Serraglio, Dilceu Sperafico, Abelardo Lupion e Assis do Couto. “Foi um momento importante e bem prestigiado. A Agenda traz os projetos de interesse do cooperativismo que tramitam no Congresso Nacional com o posicionamento do setor a respeito de cada um deles. Agora, nós precisamos fazer o acompanhamento junto ao Senado e à Câmara para garantir a aprovação de leis apropriadas às características de atuação das cooperativas”, disse Koslovski.


Pronunciamentos – O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez a entrega do documento ao ministro da Agricultura e ao presidente do BC e solicitou o apoio dos parlamentares na discussão das proposições ligadas ao cooperativismo. Mendes Ribeiro ressaltou a importância das cooperativas e reafirmou o compromisso em apoiar o setor. Já Tombini destacou as ações ligadas ao cooperativismo que vem sendo implementadas pelo BC e a capilaridade das cooperativas de crédito. De acordo com o presidente do BC, no Brasil, elas estão presentes em 500 localidades onde não há nenhuma instituição financeira, por meio de postos de atendimento, permitindo que o crédito chegue a um maior número de pessoas.


Homenagem a Michelleto – O deputado federal paranaense Moacir Micheletto, falecido no último dia 30 de janeiro, foi homenageado durante o lançamento da Agenda Parlamentar do Cooperativismo. A sua atuação em defesa do agronegócio e do cooperativismo foi citada em todos os pronunciamentos realizados durante a solenidade, que contou com a presença do filho do parlamentar, Marcel Micheletto. “Micheletto presidiu a Frencoop entre os anos de 2003 e 2007 e depois continuou atuando como presidente de honra. Ele realizou um importante trabalho no Congresso e deixou um legado que deverá ter continuidade através de seus pares na Câmara e também no Senado”, lembrou Koslovski. 


A Agenda - A Agenda Parlamentar de 2012 apresenta 57 proposições e seis posicionamentos que englobam, entre outros temas, a conferência Rio+20, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, terceirização e Ato Cooperativo. Nesta edição, o documento traz algumas novidades: um encarte especial sobre o Ano Internacional das Cooperativas e o acréscimo de projetos de lei de interesse do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Para que os processos aconteçam no Congresso, a OCB conta com o trabalho da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), composta hoje por 255 membros, entre deputados e senadores.(Com informações da OCB)

Conteúdos Relacionados