BNDES I: Banco discute com Agricultura programas de investimentos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta quarta-feira (19/10), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que o banco discute com o Ministério da Agricultura um programa de investimentos para o setor. “Estamos discutindo com o ministério essa agenda, que é de elevadíssimo interesse nosso. Estamos refletindo juntos sobre os programas que deverão ser amadurecidos para suportar o desenvolvimento da pecuária", afirmou.
.
Programas - Coutinho disse que nessa agenda conjunta estão sendo discutidos programas de pastagem; de expansão de matrizes para os rebanhos bovino, caprino e de aves; fitossanitários; e uma ação coordenada de promoção da pecuária. "Precisamos fomentar a expansão da pecuária de maneira sustentável, o que significa apoiar a pequena pecuária brasileira. Temos um quadro internacional em que a demanda na Ásia tem crescido fortemente. Já do lado da oferta temos observado crescimento muito baixo da oferta global." O dirigente do banco estatal respondeu à pergunta diante das críticas do deputado Moreira Mendes (PPS-RR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, para quem a prioridade do BNDES era financiar grandes frigoríficos, o que estaria prejudicando o pequeno e o médio produtor.
Contestação - Coutinho contestou essa avaliação. Segundo ele, não é correto atribuir os efeitos da crise do setor de proteínas às operações do BNDES com grandes frigoríficos, como JBS e Marfrig. "O que houve foi uma superexpansão de capacidade de abate dos frigoríficos financiada pelo sistema bancário privado e atingido em cheio pela crise de crédito de 2008". (Valor Econômico)