BIODIESEL: Ocepar realiza workshop em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 20 pessoas participam na manhã desta sexta-feira (20/07), na Sala de Treinamentos da Ocepar, do workshop sobre biodiesel. Entre eles estão representantes do Iapar, Coodetec, Secretaria da Agricultura, Tecpar, MDA, Agência Nacional do Petróleo, Emater e cooperativas agropecuárias do Estado, além de técnicos do Sistema Ocepar. O objetivo do evento é obter conclusões para melhor orientar as cooperativas. A abertura foi feita pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa. Ele destacou que ainda existem muitas dúvidas em relação ao biodiesel, daí a necessidade de se discutir o assunto com técnicos e especialistas. A reunião deve se estender até o início da tarde.

O biodiesel – É um combustível renovável, produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras de origem animal. A vantagem é que esse tipo de combustível é menos poluente, jogando menos gás carbônico na atmosfera. Atualmente, até locomotivas de trens já o utilizam para mover os motores. No Brasil, existem dezenas de espécies vegetais que podem ser utilizadas na sua produção, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja. O biodiesel substitui parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A lei determina que a partir do próximo ano a mistura seja de 2% e a partir de 2012, de 5%.

Exemplo local - No Paraná, o Iapar organizou uma equipe multidisciplinar de pesquisa para estudar as melhores culturas com esse fim. A princípio, soja e algodão podem ser usados, pois já têm cadeia produtiva estruturada. Estão em estudo ainda o girassol, amendoim e mamona, canola, entre outras. Em parceria com o governo do Estado, a cooperativa Witmarsum instalou uma Mini Usina de Óleo Vegetal. Trata-se de um protótipo com a finalidade de avaliar alternativas de culturas e fontes de renda para o produtor. A idéia principal é viabilizar a cultura de inverno na região além de agregar valor à produção. Está sendo conduzido também um estudo para produção de Óleo de Soja Extraído a frio, com a possibilidade de utilizar o óleo como combustível. 

Conteúdos Relacionados