BATAVO: EXPOSICÃO REVELOU WILPE

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A exposição da Cooperativa Agropecuária Batavo, aberta oficialmente na sexta-feira(18) e encerrada no sábado, revelou uma nova campeã entre os animais da raça holandesa: Wilpe Paraná, de propriedade do cooperado Francisco van Wilpe. A vaca já vinha se destacando em outras mostras do setor. A Exposição, que teve como finalidade a exposição e o julgamento de animais, contou com 234 animais de 33 cooperados. Através da exposição, esta a 21a. realizada oficialmente, os produtores têm a oportunidade de fazer uma avaliação da qualidade genética dos seus animais. A Cooperativa Agropecuária Batavo, localizada em Carambeí (20 km de Ponta Grossa) é a mais antiga cooperativa paranaense. Como as demais do grupo Batavo (Castrolanda e Capal), têm como uma de suas características a alta qualidade dos seus animais e o emprego de tecnologias avançadas na agropecuária.

Inauguração - A inauguração oficial da exposição foi realizada pelo presidente da cooperativa, Franke Djikstra, no dia 18, e contou com a presença do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, de representantes da Secretaria da Agricultura, da Emater Paraná, do Banco do Brasil, da Câmara Municipal de Carambei, de diretores da Batávia e de outras instituições. Na abertura da exposição, o presidente da Batavo, Franke Dijkstra, afirmou que o objetivo da amostra era fazer uma avaliação da pecuária leiteira, permitindo ao produtor avançar mais em termos de genética. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, elogiou a qualidade dos animais dos expositores e discorreu sobre a importância da campanha de vacinação contra a aftosa em desenvolvimento no Estado. Frisou que o Brasil e, especialmente os produtores, têm muito a ganhar com a garantia de sanidade do rebanho brasileiro.

Garantia de venda - Os animais com origem na cooperativa Batavo estão espalhados por todo o Brasil graças à qualidade genética e ao sistema profissional de comercialização, centralizado na cooperativa. O interessado em adquirir animais procura a própria cooperativa, que tem um cadastro dos animais colocados à venda pelos cooperados, com todas as suas características. Os compradores poderão, então conhecer esses animais na propriedade e fechar o negócio através da própria cooperativa, que dá as garantias da procedência e qualidade. Dessa forma, o comprador tem uma garantia extra no negócio.

Produtividade no milho - Teve um acréscimo de 19,8% a produtividade média do milho da safra 2000/2001 entre os cooperados da Batavo, segundo avaliação feita na última semana pelo Departamento Técnico da cooeprativa. A produtividade média da safra colhida neste ano foi de 8.250 kg/ha, em 28.450 ha.

Conteúdos Relacionados