BATAVO: Expocarambeí apresenta avanço da qualidade do rebanho holandês
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Maio/3/20115315836/{/gallery}A Expocarambeí, considerada uma das mais importantes feiras de gado leiteiro do país, será realizada de 4 a 7 de maio, no novo Espaço de Exposições do Parque Histórico de Carambeí. Em sua sétima edição, a exposição contempla o centenário da imigração holandesa, apresentando a melhor genética da região em gado leiteiro, que iniciou em 1947, com a vinda do primeiro rebanho puro da raça, trazida pelos imigrantes holandeses.
Produção - De acordo com o zootecnista da cooperativa, Michael Warkentin, os seis anos de feira mostram o avanço adquirido, visíveis nas pistas de julgamento, como também no tanque de leite na propriedade do produtor. "Mesmo com as intempéries climáticas de 2009 e 2010, a produção dos animais vem crescendo. Novas técnicas reprodutivas e produtivas vêm sendo aplicadas nas propriedades, como também reprodutores de centrais de sêmen cada vez mais especializados. Outro importante fator está nos programas de acasalamento, fundamentais para o rápido avanço na qualidade do rebanho dos cooperados da Batavo", comenta o zootecnista.
Clube de Bezerras - Durante a 7ª Expocarambeí, também teremos o Clube de Criação de Bezerras, no qual participam filhos e filhas de produtores de leite e de seus funcionários. "O objetivo é mostrar às crianças e adolescentes a importância dos cuidados na criação das bezerras e despertar neles o interesse em dar continuidade à atividade leiteira na região. Sabemos que os jovens de hoje serão os futuros produtores e colaboradores da cadeia leiteira do amanhã", afirma Michael, sendo um dos organizadores do evento.
Comercialização - A comercialização de animais durante a exposição também acaba sendo valorizada pela genética apresentada em pista, favorecendo o incremento financeiro no negócio do leite para o produtor."Certamente a consolidação da Expocarambeí mostra que a Batavo Cooperativa Agroindustrial está dedicada a trazer ao produtor todos os benefícios possíveis na cadeia do leite, contribuindo para que os associados continuem crescendo, prosperando e continuamente investindo em sua atividade", conclui. (Imprensa Batavo)