BATAVO: Associados participam de reunião técnica na Fundação ABC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na tarde da última quinta-feira (08/11), associados da Batavo Cooperativa Agroindustrial estiveram reunidos em Carambeí para a reunião técnica com a Fundação ABC. Ministrada pelo pesquisador e engenheiro agrônomo da Fundação, Olavo C. da Silva, a primeira palestra abordou o controle fitossanitário da soja, enfatizando o controle da ferrugem. Segundo Silva, em relação ao milho, com o atraso do plantio, aumenta-se a probabilidade de se desenvolver doenças foliares, o qual o produtor deverá obedecer o último estágio de entrada, caso venha fazer uma aplicação de fungicida.

Controle de ervas - Na seqüência foi apresentado, pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação, Luis Henrique Penchowski, o controle de ervas, tanto em milho quanto em soja, ressaltando o risco de uso excessivo de glifosato em soja transgênica, ocasionando resistência a alguns tipos de ervas daninhas, como trapoeraba, azevém, leiteiro, cujo controle poderá se tornar muito difícil, havendo necessidade, mesmo em soja RR, intercalar com uso de herbicidas residuais.

Viagem técnica - Para finalizar o evento, foi apresentado o resultado da viagem técnica aos EUA, realizada em agosto com o apoio e acompanhamento de Nadiel Kowalski. Cerca de 30 pessoas, entre associados das cooperativas ABC, familiares de associados, técnicos e profissionais da área, realizaram visitas técnicas a empresas, propriedades rurais, universidades e centros de pesquisa, além dos pontos turísticos nos estados de Ilinois e Iowa. No roteiro houve a visita pelo grupo ao Farm Progress Show, maior exposição de máquinas e equipamentos dos EUA, algo impressionante, segundo o técnico da Fundação que participou da viagem, Leandro Gimenes. Segundo Gimenes, um tanto diferente da realidade de nossa região, haviam muitas máquinas com tecnologia de ponta e de grande porte, devido ao relevo das propriedades norte-americanas.

Etanol - Mas, o que mais se fala por lá, é a produção do etanol. Na safra de 2007, a área para produção de milho, em conseqüência, foi ampliada para atender esta demanda, tomando áreas da soja, o que deve diminuir na safra 2008, retomando um pouco a produção de soja. "O consumo americano por combustíveis é algo gigantesco, e o governo tem subsidiado a produção, que é mais cara que no Brasil. Segundo dados apresentados, o custo de produção por litro de álcool etanol nos EUA é de 0,36 centavos, enquanto que no Brasil é de 0,22 centavos de dólar. E as diferenças não param por aí. Apesar das muitas usinas já existentes ao redor do Mississipi, a tecnologia brasileira chega a ser superior à americana, além do fato de não ser muito "ecológico" o processo de produção" conta Gimenes.

Continuidade - A Fundação ABC pretende continuar a oferecer programas semelhantes aos associados das cooperativas ABC, com roteiros abrangendo a Farm Progress Show (Decatur, Illinois), World Dairy Expo (Madison, Winconsin), Argentina e Europa, sempre em atendimento das necessidades dos seus associados. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados