ARENITO CAIUÁ: BB e parceiros apresentam projeto para a região
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Banco do Brasil apresenta em Paranavaí, nesta sexta-feira (27/05), às 14h30, o projeto de Desenvolvimento da Região do Arenito Caiuá. Para o lançamento do projeto estarão presentes diversas lideranças do agronegócio paranaense, bem como a senadora Gleisi Hoffmann e o governador do Estado, Beto Richa, entre outras. O Banco do Brasil estará representado por seu vice-presidente de Agronegócios, Osmar Dias, entre outros executivos. A apresentação será feita pelo superintendente estadual do Paraná, Paulo Roberto Meinerz, que mostra a proposta de atuação do BB e seus parceiros na região do Arenito.
O Arenito Caiuá - A região do Arenito Caiuá fica no Noroeste do Paraná e abrange 107 municípios, que têm como característica comum a formação por solo arenoso, correspondendo uma área total de 3,2 milhões de hectares. De acordo com dados do Iapar (em 2006), o solo da região é ocupado em sua maioria por pastagens (72%), seguido de lavouras (16%), florestas (6%) e outros usos (6%).
A pesquisa técnica - O corpo técnico do Banco do Brasil e seus parceiros consolidaram os diagnósticos da região com objetivo de identificar as principais demandas do local e de mapear as atividades agropecuárias desenvolvidas. Foram realizadas consultas a materiais bibliográficos e sítios, visitas a entidades e empresas da região, além de reuniões com lideranças. Os técnicos do banco, formados em agronomia, veterinária, entre outras profissões pertinentes, junto das entidades parceiras, verificaram que em alguns municípios da região do Arenito Caiuá existe uma degradação do solo e erosão, baixa produtividade, baixo índice de aplicação de tecnologia no campo, desinteresse dos sucessores e êxodo rural, acima da média do estado (conforme dados do IBGE em 2010).
Proposta de Atuação - O projeto de desenvolvimento do BB para a região envolve parcerias, firmadas com as principais entidades do agronegócio paranaense, pois a atuação de cada uma delas é o que garantirá o sucesso da iniciativa. Serão envolvidas universidades, institutos técnicos e órgãos públicos. Alguns exemplos dos parceiros: Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Prefeituras Municipais, Emater, Embrapa, Conab, Iapar, IAP, Incra, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unipar, Ocepar, Faep, Fetaep, Senar, Sebrae, Faciap, Associações, Cooperativas, Empresas de Assistência Técnica Privadas e empresas que beneficiam a produção na região. Muitos desses parceiros já sinalizaram positivamente em prol do desenvolvimento da região. A Ocepar será representada no evento desta sexta pelo diretor José Fernandes Jardim Júnior. (Com informação da assessoria de imprensa do BB)