APRENDIZ COOPERATIVO: Sescoop promove Encontro de Coordenadores e Formação de Instrutores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) recebeu nesta terça-feira (31/07) um grupo de coordenadores de Capacitação de 24 unidades estaduais para o 3º Encontro de Aprendizagem do Sescoop. O objetivo é apresentar a esses gestores um panorama da evolução do programa Aprendiz Cooperativo, desde seu lançamento – em novembro/2011. “Fizemos um balanço desses seis primeiros meses de execução do programa, mostrando resultados de trabalhos realizados em Pernambuco e no Pará, estados que já aplicam a metodologia desenvolvida pela unidade nacional”, explicou a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar.

Formação de Instrutores - Em seguida, de quarta até sexta-feira (01 a 03/08), o grupo acompanha a primeira Formação de Instrutores do programa. Na ocasião, 54 professores serão capacitados para ministrar as dez disciplinas que compõem o programa Aprendiz Cooperativo nas salas de aula. De acordo com o gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, o engajamento das unidades estaduais nesse processo foi, e continua sendo, fundamental. Segundo o gestor, os coordenadores têm a importante responsabilidade de repassar o conhecimento em suas unidades. “Somos conhecedores da lei, da pedagogia, do processo como um todo, mas são os técnicos dos estados que têm o real conhecimento sobre a base. A participação dos estados na composição do Comitê de Aprendizagem, responsável pela estruturação do programa e produção de todo o material didático a ser utilizado, deu ao Aprendiz Cooperativo o caráter participativo inerente à atividade”, disse.

Orgulho - Alves ressaltou, ainda, que o trabalho desenvolvido pelo grupo é motivo de orgulho para o sistema cooperativista: “Estamos cumprindo uma meta extremamente importante no que diz respeito a atender uma exigência legal. Representa, também, maturidade do Sescoop como um todo. Essa produção nos traz bastante orgulho, é um passo importante que damos. Trata-se de uma solução caseira de bastante qualidade”. E acrescentou: “Nossa esperança é realizar essa formação todos os anos, atendendo a demanda de mais unidades e cooperativas, alcançando todos os jovens aprendizes”. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados