ALTERNATIVA PARA O PRODUTOR: Piscicultura como ideal e fonte de renda

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Enquanto os produtores de peixe em tanques-redes no Paraná aguardam a definição de normas e a liberação para a produção no rio Paranapanema, os tanques escavados são a fonte de renda para muitos produtores da região, que ainda vivem da criação de pescados. A produção em tanques-rede no Paraná foi embargada em 2001 pelo governo do estado, porque havia dúvida se a criação de tilápias (espécie não nativa na região) afetaria a fauna do rio. Por enquanto, apenas um produtor tem a situação legalizada para explorar o rio produzindo tilápias. Outros aguardam a liberação de projetos para retomar a criação de peixes no sistema dos tanques-redes.

Exemplo - Próximo ao rio Paranapanema, os irmãos Michel e Ronaldo Alves se encarregam de criar e engordar espécies em tanques construídos no sítio São Benedito, em Itambaracá, cidade vizinha a Bandeirantes. Os jovens insistem no cultivo de peixes mantendo a tradição herdada do avô, Ovictor Aldivino Alves, que esteve à frente de 22 tanques-rede na mesma propriedade. Em 2001, notificado pelo Ibama, seu Aldivino foi obrigado a retirar os tanques-rede da água, encerrando a atividade. Hoje ele mantém uma fábrica de açúcar mascavo na cidade, enquanto os netos se encarregam da produção nos tanques escavados.

Pacu - Os jovens cuidam tanto desde a produção de alevinos até a engorda dos peixes. A espécie escolhida é o pacú. Num pequeno laboratório mantido no sítio eles fazem a reprodução dos peixes. No total, eles conduzem oito tanques de mil metros quadrados em que são produzidos anualmente cerca de mil quilos de peixes cada. Toda a produção é comercializada no estado de São Paulo. Mas os netos de seo Aldivino querem mais. A idéia dos jovens, é formar uma associação, a exemplo de outros grupos na região para produzir peixes pelo sistema de tanques-redes, aumentando a produção e retomando a atividade que durante anos sustentou a família. Segundo a Emater de Curitiba, os dados da piscicultura no Paraná serão atualizados no prazo de um mês, mas o último levantamento em 2004 aponta que em todo o estado, a produção de peixes chegou a 16.558 toneladas, totalizando 22.917 piscicultores. (Folha de Londrina) 

Conteúdos Relacionados