AGROSAFRA: Relatório do Usda aponta perda maior que a estimada pelo mercado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na sexta-feira (10/08), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) divulgou o relatório mensal de estimativa de safra, com perdas maiores que as estimadas pelo mercado, de 115,7 milhões de toneladas de milho e soja. No caso do milho as perdas chegam a 101,7 milhões de toneladas, na comparação de junho com o relatório de agosto. “Isso significa perdas superiores a safra brasileira e argentina de milho que são o segundo e terceiro maiores exportadores de milho, respectivamente”, afirma o analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti. Ele lembra ainda que, em relação à soja, a perda da safra norte-americana chega a 14 milhões de toneladas, equivalente à safra paranaense da oleaginosa.
Consequências - “Com esta colossal redução de safra, o que resta ao mercado é a redução forte de demanda e o deslocamento dos importadores dos Estados Unidos para Brasil e Argentina, tanto para o milho neste final de ano, quanto para a soja já nos primeiros meses de 2013, sendo que Usda preliminarmente estima uma safra de 81 milhões de toneladas para a soja”, comenta Mafioletti. As vendas externas de milho e soja dos Estados Unidos, que tradicionalmente são os maiores exportadores destas commodities, serão reduzidas na comparação de julho para agosto em 14,7 milhões de toneladas, ainda de acordo com o analista da Ocepar.
Paraná - Os preços médios recebidos pelos produtores paranaenses nesta terça-feira (14/08) levantados pela Seab/Deral, foram de R$ 72,93/saca de 60 kg para a soja, de R$ 26,90/saca de 60 kg para o milho e de 30,42/saca de 60 kg para o trigo, com aumentos de preços significativos nos últimos 30 dias para soja, milho e trigo.