AGROSAFRA: Novo relatório do Usda estima perdas de 118,7 milhões de toneladas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

agrosafra 12 09 2012Nesta quarta-feira (12/09), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) divulgou o relatório mensal de estimativa da safra norte-americana de grãos, com perdas de 118,7 milhões de toneladas de milho e soja. Os números são maiores que os projetados pelo mercado. No caso do milho, as perdas chegam a 103,2 milhões de toneladas, na comparação com o relatório de junho. “Isso significa perdas superiores a safra brasileira e argentina de milho, que são o segundo e terceiro maiores exportadores de milho”, afirma o analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti. Já em relação à soja, as perdas chegam a 15,5 milhões de toneladas, maior que a estimativa da safra paranaense da oleaginosa em 2012/13.

Preços – A quebra da safra norte-americana já está contabilizada nos preços internacionais, com a Bolsa de Chicago registrando queda nos últimos seis pregões. “De agora em diante, o mercado está de olho no início do plantio das safras brasileira, paraguaia e argentina, que iniciam na próxima semana. O fator fundamental neste momento está relacionado ao prognóstico climático. Aguarda-se o inicio das chuvas de primavera que estão atrasadas no centro-sul do Brasil”, frisa Mafioletti.

Tabela 2

 

 

 

 

 

 

Exportações – Ainda de acordo com ele, a safra menor nos Estados Unidos reduz o ritmo das exportações, abrindo espaço para o Brasil aumentar os embarques de soja e milho nos próximos 12 meses. “Atualmente as estimativas para embarque de soja e milho do Brasil são de 39,0 e 15,0 milhões de toneladas, respectivamente”, lembra o analista da Ocepar.   

Tabela 1

 

Conteúdos Relacionados